Créditos da imagem: Nike
No último domingo, o atacante paraguaio Angel Romero chegou à marca dos 37 gols com a camisa corintiana, superando assim os números de Ronaldo, que parou nos 35.
Ronaldo jogou dois anos pelo Timão, e comemorou os títulos paulista e da Copa do Brasil, em 2009, tendo brilhado nas duas conquistas.
Depois disso seu desempenho caiu muito, natural para quem estava prestes a encerrar a carreira, e visivelmente acima do peso. O Fenômeno pouco fez na temporada de 2010, quando o time não ganhou nada e jogou um futebol abaixo da crítica.
Ronaldo esteve em campo e nada fez para evitar que o Tolima se tornasse um inusitado algoz na Pré-Libertadores de 2011. Com Ronaldo, naquele instante o time jogava com dez.
Resumindo: Ronaldo teve uma boa passagem pelo Corinthians. E nada mais. Porém, seus dois anos de Corinthians são supervalorizados e há quem o considere o maior 9 da história do clube. Uma afronta a Baltazar, Casagrande, Viola….
Ronaldo foi um senhor jogador de futebol. Encantou o mundo, não foi à toa. Mas, tudo que ele fez na carreira ganhou uma boa dose de exagero. Seu marketing pessoal é responsável por isso.
Um exemplo. Todos se referem a ele como o cara da seleção no pentacampeonato de 2002. Se só o aspecto bola valesse, Rivaldo seria consagrado como o craque da Copa, sem maiores discussões.
Craque em campo e fora dele, Ronaldo foi pioneiro do marketing pessoal no futebol brasileiro enquanto atleta. Em tempos que não havia redes sociais, a figura do R9 foi difundida como sinônimo de sucesso e a expressão máxima de nossa cultura através do futebol.
Mérito dele, é bom que se diga.
Anos depois, Ronaldinho Gaúcho aperfeiçoou a estratégia, e Neymar a consagra de vez nos dias de hoje.
No caso de Romero, a história é outra.
Chegou ao Corinthians com pouca fama, após se destacar no Cerro Portenho, ao lado do irmão gêmeo. Aliás, Romero chegou com a fama de falso Romero, pois o mano seria muito melhor.
Seu começo no Brasil foi difícil. Se percebia que tratava-se de uma figura retraída e com dificuldade para se adaptar a um país tão complicado quanto o nosso.
Enquanto isso, comentaristas esportivos se esbaldavam em críticas maldosas a respeito do futebol e até do país de origem do bom rapaz.
Certa vez, o comentarista Alexandre Oliveira, famoso pelo abuso de gracinhas, foi além e chegou a dizer que Romero era incapaz de praticar esse esporte que tantos amamos chamado futebol.
Aos poucos, o paraguaio ganhou espaço através da vontade, de uma determinação pouco vista no futebol brasileiro atual.
Aos críticos, passou a ser conveniente a utilização de outra pecha sobre Romero. A de atacante que só sabe marcar, mas que apanha da bola.
Três anos após sua chegada, Romero se torna em 2018 o principal jogador do Corinthians, tendo na sua trajetória com a camisa 11 do Corinthians as conquistas de dois Campeonatos Brasileiros e dois Paulistas.
E com a confiança nas alturas, assume a responsabilidade por ser um dos mais velhos de casa dentro de um elenco em constante reconstrução. Seu futebol aparece de maneira avassaladora com 5 gols em quatro dias, com direito a música no Fantástico.
Ao fim do jogo contra o Vasco, o excelente repórter Edgard Alencar perguntou a Romero se aquele era seu primeiro hat-trick. “Já fiz muitos no Paraguai”, respondeu ele.
Ou seja. Estava longe de ser o perna-de-pau que a imprensa elegeu.
No que diz respeito a história do Corinthians, a contribuição de Romero já se faz muito mais relevante do que a de Ronaldo.
Mas no que diz respeito ao marketing pessoal, sempre haverá um abismo entre o Fenômeno e Romero.
E isso faz toda a diferença para um público imediatista e que cultua tanto a imagem pública, mais do que o futebol.
André Marques, concordo que a carreira do Ronaldo é uma combinação de MUITO marketing somado ao MUITO futebol que ele tinha (é um dos grandes da história). E que o Romero é subestimado e, por vezes, até desrespeitado. Mas o Ronaldo foi mais do que um jogador para o Corinthians, ele foi um “divisor de águas” na história do clube. Muito em razão da sua representatividade, okay. De maneira que, por mais que se esforce, o bom atacante paraguaio dificilmente atingirá o nível de importância que o Fenômeno tem na história do Corinthians.
Discordo, Fernando. Não acho que Ronaldo dividiu águas no Corinthians…. Ele trouxe o seu prestígio para o tempo em que ele jogou…. E em alto nível, ele jogou 6 meses…. O nome que ele tem no Corinthians é um exemplo do que eu digo que sua imagem se sobrepõem ao futebol em muitos casos…. E eu me refiro só ao que aconteceu em campo…. É um tema que rende mesmo muitas opiniões controversas…
André Marques O Corinthians passou a ter mais relevância nacional e internacional após Ronaldo. Inclusive arrecadando muito mais dinheiro. Ele realmente foi um fenômeno mas atrás de Romário e Rivaldo ( que não soube ou não quis trabalhar seu marketing pessoal).
Quanto ao Romeo pra mim apenas um jogador esforçado.
Desculpa Alan…. Nada disso que vc esta falando aconteceu…. O Corinthians segue sendo um mero desconhecido no exterior, assim como qualquer time brasileiro…. Trouxe dinheiro? O Corinthians está numa pobreza que só tende a aumentar…. E o Romero está longe de ser um mero rapaz esforçado….
Romero é bom jogador e tem sido importante, mas calma lá, né?!!!!!!!
Me desculpe mas falar que a carreira de Ronaldo foi mais marketing que bola , está exagerando. Ele é sem dúvidas um dos mais espetaculares jogadores que o mundo já viu. E se não fosse pelas sérias contusões que sofreu , seria ainda mais extraordinário . Foi considerado o melhor do mundo entre jogadores de altíssimo nível. Romero foi desdenhado pela midia , aqui no Brasil há sim exageros tanto para criticar quanto para exaltar. Temos jogadores surgindo como promessas , e ha quem os coloque a nível de craques. Como dizia Sr Armando Nogueira craque é o jogador que em 10 partidas desequilibra 9 , hoje fez uma jogada diferente um gol bonito e esporádico e um fenómeno. Sinceridade até entendo os.mais jovens , pela escassez de talento , quando surge alguém diferente enchem os olhos. Bem diferente do futebol que conheci, saudosista nem um pouco , apenas uma realidade que muitos de hoje não viram e não verão mais .
Eu não disse que Ronaldo foi mais marketing que bola….
André Marques Tudo o que ele fez na carreira teve uma grande dose de exagero . Seu marketing pessoal é o grande responsável por isso. Essas foram as suas palavras . Não concordo com elas , peço lhe desculpas mas é assim que penso.
André Marques Abraço o futebol é fascinante por isso .Bom dia
É esse o espírito da coisa Djalma…. Grande abraço!
Vocês estão loucos ou beberam!?Ronaldo fenômeno foi o maior atacante que eu vi jogar foi decisivo em copas,não sou corinthiano mas o Corinthians ganhou uma outra dimensão com a chegada do fenômeno!!romero é só um bom jogador e com a idade dele Ronaldo já era três vezes o melhor do mundo!!antes de postarem estudem mais a carreira dos atletas pra não falarem merda!!.
Não, André Marques! Ronaldo, na sua pior forma no Corinthians, é melhor que todos atacantes que vieram depois dele neste time. Mesmo gordo fazia jogadas das mais nobres nos jogos que ele participava.
Falem mal mas falem do Romero, é a cara do corinthians não existe comparação com ninguém, criticado muitas vezes, mas tá aí fazendo seus gols, muitos chegaram na época dele e se foram, e ele tá la titular
Ronaldo foi maior jogador que eu ja vi jogar ele com 120 kilos nas.costas jogava brincando nesse nosso futebol kkkk ele umilhava
Ronaldo foi o último grande centroavante brasileiro, fez a diferença no Corinthians e ajudou o clube a crescer muito (infelizmente! qua qua qua)…
Ronaldo tinha mais mídia que Neymar e Beckham juntos!!!!
Falou muito bem do Romero,mais falar q o Ronaldo era mais marketing…
Desse jeito vc vai disputar lugar com o Galvão Bueno em falar besteira.
Ronaldo é simplesmente um dos maiores da história.
Vc tá tentando resumir a história dele ao Corinthians!!!!!
Explore the ranked best online casinos of 2025. Compare bonuses, game selections, and trustworthiness of top platforms for secure and rewarding gameplayBonus offer.
Your style is very unique compared to other folks I
hqve read stuff from. Thanks for posting when you’ve got tthe opportunity, Guess I will just
book mark this web site. https://Glassi-App.Blogspot.com/2025/08/how-to-download-glassi-casino-app-for.html
… [Trackback]
[…] Find More Info here to that Topic: noangulo.com.br/de-ronaldo-a-romero-o-impacto-do-marketing-que-suplanta-a-bola/ […]
… [Trackback]
[…] Find More on that Topic: noangulo.com.br/de-ronaldo-a-romero-o-impacto-do-marketing-que-suplanta-a-bola/ […]
… [Trackback]
[…] Here you can find 42637 additional Info to that Topic: noangulo.com.br/de-ronaldo-a-romero-o-impacto-do-marketing-que-suplanta-a-bola/ […]