Créditos da imagem: MARCELLO ZAMBRANA/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO
O futebol brasileiro iniciou a atual edição da Libertadores com cinco equipes, sendo que três delas (Corinthians, Grêmio e Palmeiras) já disseram adeus à competição.
Sobreviveram em busca do título (que nossos clubes não alcançam desde 2013), Atlético Mineiro e São Paulo.
De um lado, justamente o último clube “brazuca” que ergueu o caneco mais cobiçado do continente: o Galo, campeão em 2013. Do outro, um “bicho papão” em competições internacionais: o Tricolor do Morumbi, Tri da Libertadores e Mundial.
Duas equipes que trilharam caminhos opostos pra chegar nessa fase de quartas de final, onde se encontrariam. O Atlético passou sem sustos pela fase de grupos, com 13 pontos e a 4ª melhor campanha no geral. Já o São Paulo viveu momentos de terror em busca da vaga. Depois de resultados catastróficos, como a derrota no Pacaembu para o The Strongest e o empate na Venezuela contra o fraco Trujillanos, parecia que a vexatória eliminação na fase de grupos aconteceria. Mas eis que o gigante acordou: goleada sobre o Trujillanos e uma importante e marcante vitória sobre o River Plate no Morumbi. Faltava então 1 pontinho na tão famosa altitude de La Paz para que a vaga fosse garantida. E foi ali que o Tricolor mostrou algo que a torcida cobrava e muito: raça. Em um jogo maluco, no qual Denis foi expulso e o zagueiro Maicon defendeu a baliza nos acréscimos, o ponto que faltava foi conquistado.
Nas oitavas de final, Atlético e São Paulo viveram situações diferentes. O Galo teve que suar sangue e mostrar toda sua força no “Horto” pra passar pelo perigoso Racing. Já o São Paulo, até então desacreditado, visto com desconfiança pela torcida e mídia, simplesmente atropelou o Toluca no Morumbi e depois fez uma partida protocolar no México.
Antes do começo do duelo nas quartas, o Galo ainda sofreu um duro e improvável golpe, perdendo o título estadual para o América.
Então chegou o primeiro jogo no Morumbi, e o que se viu foi uma batalha de nervos, jogadas violentas e pouco futebol. Mas na bola parada, o São Paulo fez o dever de casa, venceu por 1×0 (gol de Michel Bastos) e garantiu a vantagem no confronto, a ser decidido em Belo Horizonte.
E agora? Todos nós sabemos da mística que envolve os jogos do Galo no “Horto”. O saudoso Juvenal Juvêncio já definiu o Estádio Independência como uma verdadeira “arapuca” para os visitantes.
Ocorre que o visitante da vez também enverga uma camisa pesada, com muita história nessa competição.
O Galo tem desfalques (Rafael Carioca , Junior Urso e talvez Robinho), mas conta com a volta de Dátolo e Carlos. O São Paulo, por sua vez, nunca se sabe como será escalado, já que o técnico Edgardo Bauza costuma alternar a equipe conforme o adversário, o fator campo e/ou a altitude, o que, particularmente, acho muito inteligente.
É meus amigos, as noites de quarta-feira costumam ser especiais quando se trata de Libertadores. Certamente com dois gigantes envolvidos, em um Estádio com uma arquitetura que facilita o calor humano das arquibancadas, essa será uma quarta-feira mais do que especial, será inesquecível.
Opinião:
Qualquer aposta em um jogo desse nível é apenas uma questão de palpitar mesmo, algo que nós, apaixonados por futebol, gostamos de fazer. Acredito que a volúpia e o ritmo de jogo que o Galo costuma imprimir no “Horto” façam a diferença. O São Paulo tem sérias dificuldades em jogar fora de casa, pois conta com jogadores extremamente técnicos, mas avessos à marcação e à dedicação defensiva. Aposto que o Atlético, empurrado por sua torcida, passa de fase.
Leia também:
Juliano Ravanelli, no Horto, como diria o Galvão, “vai ser teste pra cardíaco, amigo”! Rsrs. Quanto a dar palpite, concordo totalmente com você. Eu acho que o futebol é, em última análise, um entretenimento. E que tentar adivinhar, apostar no vencedor da partida, faz parte da brincadeira. Sem falar que a utilização do termo favoritismo não “vincula” nada. Errou, errou. Ora, o futebol não é uma ciência exata. A propósito, discordo da sua opinião, pra mim, dá São Paulo. 😀 Um abraço!
É verdade Fernando Prado, o legal do futebol é isso, discutir, opinar, palpitar e sem perder o bom humor kk. Vai ser um jogo sensacional, disso tenho certeza absoluta, grande abraço
VAI DAR GALO, TENHO CERTEZA!
São paulo classifica
vai ser jogaço, eu aposto no contrário, mas aposto sem apostar nenhum centavo, pq não sou louco kkkk
Jogo difícil . Mas o São Paulo venceu apenas 2 foras de casa . TolucA é a prova , defesa fraca, volante fraco e goleiro péssimo. Por isso acho q o São Paulo perde por 3×1
2×1 para o sao paulo
Bambiz deve passar hoje com dificuldades…
#avantirsoberano
Espero estar enganado, mas parece que vai ser muito catimbado, o que já ocorreu no jogo anterior. Que vença o melhor!
São Paulo se classificar 1 x 1
São Paulo 1×0