Créditos da imagem: Portal Terra
Centroavante da seleção paraguaia demonstra caráter e ambição ao trocar o “pomposo” Palmeiras pelo “reabilitador” Grêmio
Lembro-me perfeitamente de quando vi Lucas Barrios jogando futebol pela primeira vez, em 2008. O sentimento era de encantamento com aquele centroavante refinado, matador, verdadeiramente estiloso e impiedoso dentro de campo, àquela altura o grande destaque do Colo-Colo, do Chile, clube pelo qual anotaria 52 gols em 59 partidas disputadas (!).
E não foi só a mim, claro, a quem Barrios encantou. A partir de 2009, já contratado pelos europeus do Borussia Dortmund, o jogador teria três anos de muito sucesso no futebol alemão, a ponto de ser naturalizado paraguaio apenas para poder atuar na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul (convenhamos que concorrer com Cardozo, Roque Santa Cruz, Valdez e Benítez foi “um pouco” mais fácil do que teria sido com Messi, Tévez, Agüero e Higuaín, todos convocados naquela oportunidade).
Bom, passado o ápice de sua carreira, Barrios ainda atuaria na China, Rússia e França antes de chegar como a grande contratação da “Era Crefisa” no Palmeiras, com remuneração, segundo consta, na casa de inacreditáveis um milhão de reais por mês (!). Uma bobagem injustificável do clube com o seu patrocinador.
Verdade que o jogador ficou bem longe do que dele se esperava com a camisa alviverde. Pela expectativa criada e pelos valores envolvidos, não é exagero afirmar que a sua passagem pelo clube foi um fiasco (muito em razão da desproporcionalidade nos vencimentos – um “salário nível Ronaldinho” – a que o Palmeiras se sujeitou).
No entanto, esses fatos não deveriam mascarar a realidade. Barrios teve sim bons momentos com a camisa palmeirense, vide a finalíssima da Copa do Brasil de 2015 contra o Santos, no Allianz Parque, quando foi seguramente um dos três melhores jogadores em campo. Naquele dia, Dudu (autor de 2 gols) teve a vida muito facilitada pelos pivôs e ótima leitura de jogo do centroavante, que jogou muita bola e foi decisivo na conquista do título.
De maneira que eu acredito que o Grêmio, analisadas as circunstâncias, fez uma excelente contratação. Motivado, aceitando ganhar consideravelmente menos pela equipe gaúcha em busca do protagonismo perdido, Lucas Barrios tem tudo para repetir o sucesso de grandes jogadores como Jardel, Paulo Nunes, Luís Mário, Diego Souza e o atual maestro do time, Douglas, todos “reabilitados” pelo Imortal Tricolor após um período de baixa em suas carreiras.
A ver.
E segue o jogo.
CONCORDO, ELE É UM BOM JOGADOR
Tem tudo… Exceto o fato de que esse time do Grêmio chegou ao seu ápice sem utilizar um centroavante.
Todo o esquema de jogo terá que ser alterado, pra encaixar o Barrios.
Ué, mas se o próprio Renato Gaúcho estava pedindo um camisa 9…
Gui C. de Azevedo, mas com a perda do Douglas e do Walace o esquema já não ia ser alterado de qualquer jeito? 😉
Não exatamente. A perda do Walace não muda muita coisa.
A perda do Douglas, que pra mim é reforço, não muda exatamente o esquema. O que muda é a característica do jogador que vai estar naquela posição. Mas o funcionamento do time, como um todo, pouco mudaria.
Agora, com a presença de um centroavante fixo, a coisa muda completamente. A grande característica do Grêmio, que era a movimentação e troca de posições no ataque, e que possibilitava as melhores atuações do Luan, vai deixar de existir.
O que não seria necessariamente um grande problema, caso o Grêmio tivesse um técnico capaz de trabalhar duas ou três possibilidades de time. Mas, não é o caso do Renato, que só sabe trabalhar com o que já está semi ajustado.
O Grêmio de 2017 é o favorito ao título de fracasso do ano.
O cara é bao si tiver sequência e um meio campo q faça a bola chega boa pra ele tem tudo pra dar certo em quarque time inclusive no Verdão
Concordo com absolutamente tudo! Eu também fiquei impressionado com o Barrios naquela época e até hoje nutro uma esperança de que jogue bem.
O Grêmio me parece o local ideal para jogadores “mordidos” se reabilitarem! Ainda mais ele que é “platino” e combina com o Tricolor dos Pampas. A ver 😉
Barrios “jogador mordido”? kkkkkk Deve ter sido mordido mesmo, pela lentidão.
Nós palmeirenses falamos isso por 2 anos kkkkkkk.
Diferenças entre Barrios e Alecsandro:
Alecsandro – faz merda nenhuma.
Barrios – só faz merda, mas ganha 4x mais.
Eu acho uma contratação muito cara
[…] – Análise: Barrios tem tudo para dar certo no Grêmio […]