Créditos da imagem: Montagem / No Ângulo
O Campeonato Brasileiro é um dos grandes orgulhos que temos no futebol, ao lado da nossa Seleção (a de Tite, não a de Dunga ou Felipão). A Seleção parece estar bem à frente da concorrência – apesar de que só a Copa dá este atestado. Já o Brasileiro pode não ter os jogadores no nível dos ricos países europeus e asiáticos, mas é certamente o mais democrático e emocionante em possibilidades de campeões.
Diferente do Alemão, Francês ou Espanhol, onde um ou dois times serão fatalmente os campeões, o Brasileiro pode se orgulhar por ter, com 20 concorrentes, pelo menos uns cinco com condições de brigar pelo título. Antes de seu início, os comentários giravam entre Flamengo, Palmeiras, Atlético Mineiro, Grêmio e Santos. Ou seja, um quarto dos participantes reunia, de acordo com a maioria dos comentários, chances de ser campeão.
Dito isso, o duro é, em meio à quarta rodada, explicar como Corinthians, Coritiba, Fluminense, Chapecoense e Cruzeiro estão nas primeiras colocações.
Do lado oposto desta realidade invertida, Palmeiras e Atlético Mineiro disputarão neste domingo um jogo que pode colocar um dos dois na zona de rebaixamento. E são dois favoritos ao título.
Muita coisa vai acontecer nas 34 rodadas que restam. Claro que os times com mais elencos devem se estabilizar em algum momento do Campeonato. Meu palpite é o de que Palmeiras, Atlético Mineiro e Flamengo brigarão pelo título. Santos e Grêmio ficarão perto. Corinthians, São Paulo, Fluminense e Botafogo disputarão a zona da Libertadores. Mas pode ser que os corintianos cheguem mais longe com seu estilo 1 a 0. Feio, mas eficiente.
Mesmo perdendo craques para o exterior em plena disputa do torneio, por falta de sincronia com o calendário dos grandes campeonatos do mundo, conseguimos fazer uma competição em que não se pode prever de antemão quem será vencedor. Se pedirem para eu cravar quem estará na frente, vou de palmeirenses, atleticanos e flamenguistas. Mas se pedirem para eu colocar dinheiro na aposta, vou de oito opções. Em Brasileiro não dá para cravar na terceira ou quarta rodada. Ainda bem!
Sinceramente, entre os quatro grandes de São Paulo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Grêmio e os dois mineiros, eu realmente não me sinto capaz de AFIRMAR que qualquer um desses vai ficar abaixo de outro da lista. Ou seja, são 10 times – metade dos participantes – em que eu imagino que qualquer ordem é possível…
Imagino que só com 1/3 de campeonato é que dá para começar a ter uma ideia!
Eu faço!!!!! A imprensa tá errada em inventar que tem 3 favoritos. Aposto que o Fla termina atrás do Fla, que o Atlético termina atrás do Cruzeiro e que o Palmeiras termina atrás do Corinthians!!!!!!
O título fica entre os que têm fome: Fluminense, Cruzeiro e Corinthians. Não entre os que têm grife…
essa disputa entre varios times e o maior patrimonio que temos mesmo! e nenhum pais tem igual!!!!
Cuca
Eu me sinto preparado pra dizer que Flamengo, Corinthians e Atlético Mineiro não têm motivo nenhum para serem considerados favoritos.
Hoje, 04/06, considerando o que cada um desses times tem de material humano, afirmo que nenhum dos três disputa o título.
Corinthians precisa de pelo menos mais uns três bons jogadores, Atlético Mineiro precisa de um técnico que deixe de ser teimoso e coloque o time pra jogar de forma mais objetiva, e Flamengo precisa de um milagre. Se isso acontecer, eles entram na lista.
Quem vai disputar é a Chape, né?
Ganha hj da raposa e assume a liderança.
Claro. Tirando esses três, foi só o que sobrou, né? Chape campeã.