Créditos da imagem: gremio.net
Sintonia fina
É clichê, eu sei, mas tem um mundo diversificado orbitando no entorno do futebol que muitas vezes desconhecemos. Falo por mim. E embora muitos escândalos venham abalando o futebol mundial, para não ficar apenas nas mazelas nacionais (e é bom que essas falcatruas sejam divulgadas para que não se repitam), há iniciativas louváveis também nas quais o esporte, mais especificamente o futebol, é o protagonista.
Grêmio Rádio
Dias desses me deparei com uma propaganda da Grêmio Rádio – http://www.gremio.net/radio/ – e confesso que desconhecia a sua existência, embora ela tenha surgido em 2007, em uma iniciativa pioneira do time tricolor, conforme me contou o coordenador de conteúdo da Rádio, o jornalista Cristiano Oliveski.
Fiquei curiosa e surpresa ao mesmo tempo, pois desconhecia a iniciativa que achei bem original, pois reúne duas atividades que me interessam: mercado de trabalho e esporte. E mais, um grupo local teve a iniciativa de criar um novo nicho no instável mercado de trabalho da “Comunicação”, oferecendo um novo produto.
É aquele tipo de situação que te faz perguntar: mas como é que ninguém nunca pensou nisso antes?
Segundo Cristiano Oliveski, a ideia surgiu a partir da vontade do clube em ter uma rádio própria que transmitisse os jogos do Grêmio com a proposta “de gremista para gremista”, com clima de arquibancada.
“Quem deu o pontapé inicial na rádio foi o jornalista Haroldo Mendes dos Santos, antigo coordenador de comunicação do Clube. Inicialmente, a Grêmio Rádio transmitia jogos em que o Grêmio era mandante. Com o tempo, a atuação da rádio foi sendo ampliada para jogos fora de casa, através da transmissão “off tube”. Para isso, se observou que a internet seria o propulsor da paixão gremista, uma vez que o Grêmio tem muitos torcedores espalhados ao redor do mundo e foi com a ideia de aproximar esses que moram longe de seu clube de coração que nasceu a Grêmio Rádio. Um detalhe importante é que ela se chama Grêmio Rádio, e não Rádio Grêmio, como as outras emissoras têm por costume (Rádio Bandeirantes, Rádio Globo, Rádio Gaúcha), pois, no nosso caso, o clube sempre vem em primeiro lugar”, explica Cristiano.
Projeto pioneiro
Projeto pioneiro no país, a Rádio Grêmio influenciou na criação de outras tantas com o mesmo perfil. Entre as que “pegaram carona” na iniciativa estão as rádios do Santos, do Flamengo, do Figueirense, do Botafogo etc.
A relação com o clube e com o marketing do Grêmio é próxima, como não podia deixar de ser. Segundo o diretor de conteúdo, “a relação é muito próxima, até porque as coisas andam juntas. O próprio diretor de Marketing do Grêmio, Beto Carvalho, foi um dos que trabalhou interna e externamente para a rádio assumir esse papel de aproximação com o torcedor no FM. Editorialmente, temos total respaldo da direção do Grêmio para exercer nosso trabalho”. Inclusive na linha editorial, pergunto?
– A nossa linha editorial é a linha do torcedor gremista, até porque todos os integrantes da rádio vieram das arquibancadas do estádio Olímpico (à exceção dos comentaristas Mazaropi e Carlos Miguel, que têm uma história rica de títulos jogando pelo Grêmio). É difícil trabalhar com a paixão do torcedor, principalmente em momentos complicados, mas é nosso dever sempre trabalhar com a esperança, criar expectativas nesse torcedor que consume os produtos do clube. O gremista também assiste aos jogos, também consome informações de outros veículos. Se, em momento de crise, falarmos que está tudo bem, estaremos mentindo para esse torcedor e essa, definitivamente, não é nossa linha. Se um atleta está bem ou mal durante uma partida, falaremos no ar, explica o jornalista.
Os avanços tecnológicos foram incorporados aos poucos. Inicialmente, a rádio operava via web apenas. “Em 2009 ensaiamos algumas jornadas em outra frequência, mas não foi dado prosseguimento àquele processo. A entrada definitiva na FM este ano (2015) foi possível graças à chegada da Umbro como a nova fornecedora de material esportivo do clube. O investimento na parceria transformou a Grêmio Rádio em Grêmio Rádio Umbro, por meio do naming rights do veículo oficial.
– Para nós, que atuamos na rádio desde os tempos da web, tem sido um resultado extremamente positivo ter todo o retorno junto aos torcedores gremistas, principalmente, além de parceiros comerciais e imprensa em geral, comemora.
No momento, a Rádio opera na Arena do Grêmio, somente em dias de jogos (em período de 4 horas), mas a equipe quer mais espaço e está trabalhando junto à 90,3FM para ampliar um pouco a atuação no dial.
Cristiano faz uma ressalva: com a entrada da Umbro a equipe passou a utilizar a frequência 90,3FM, que é de domínio da rádio Felicidade Gospel. “Fomos muito bem recebidos por eles e pelo público da rádio neste projeto. Existem conversas para que se amplie a abrangência da rádio através de cadeias com outras frequências do interior”.
E a pergunta óbvia: vocês só entrevistam gremistas ou estão abertos para outra abordagens (?), questiono.
“Por ser uma rádio criada e desenvolvida para os gremistas, só entrevistamos gremistas. Claro que, se no time adversário, atue um atleta ou ex-atleta que já vestiu a camisa do Grêmio, damos abertura para que ocorra essa entrevista”, explica.
Estrutura da rádio
A estrutura atual da rádio é composta por sete profissionais que estão na “linha de frente”. São dois narradores (Cristiano Oliveski e Rodrigo Fatturi), três repórteres (Márcio Neves, Luciano Rolla e Rodrigo Fatturi), dois comentaristas (Carlos Miguel e Mazaropi) e um plantão. E mais dois técnicos de som (Carlos Pereira e Vitor Pereira).
Perguntado sobre a presença feminina na equipe, ele ressalta a participação de Jéssica Maldonado (plantão), “que hoje é a única mulher que trabalha no rádio esportivo gaúcho nas ondas do FM”.
A rádio é autossustentável, o que é uma notícia animadora e proporciona as condições para os jornalistas e empreendedores avançarem na consolidação do produto e se estabelecerem nesta nova modalidade de trabalho.
Pelos resultados obtidos no primeiro ano, eles conseguiram o apoio de muitos parceiros comerciais. E além do próprio investimento comercial, existem diversas parcerias que possibilitam acompanhar o time nos jogos, praticamente sem custos.
Existe receita de sucesso?
Com a resposta, Cristiano: “receita de sucesso não sei se deve existir de fato. O que existe é a vontade e coragem para atingir esse sucesso. O mercado muda muito, principalmente o mercado do rádio. Muito se fala em fim do rádio, tanto que as frequências AM devem sumir em breve. Nós fomos na contramão disso tudo e levamos a Grêmio Rádio da web para o FM. Fizemos o caminho inverso ao que a maioria pensa hoje em dia na comunicação. Tivemos vontade e coragem pra fazer isso”.
É uma receita? Não sei, mas com certeza tem bastante coragem no meio.
Muito legal isso, Lena! E pensando bem, faz todo o sentido em tempos de “democratização dos meios de comunicação” ter mais essa segmentação! Se a segmentação anterior foi, por exemplo, com a criação de canais temáticos, por exemplo, exclusivos para jornalismo, ou exclusivos para esporte, agora devemos caminhar, aos poucos, para veículos/programas cada vez mais específicos.
E muito bom saber que é autosustentável! Ainda mais em tempos de crise do jornalismo esportivo, né…
Acho muito bacana essas novas forma de comunicação Gabriel, são oportunidade que se apresentam através da iniciativa dos profissionais e também com apoio de empresas que apostam no novo e em novas formas de divulgar seus produtos, no caso o time do Grêmio.
Sou um fascinado pelo rádio, e pretendo tentar minha sorte no meio em breve.
Dito isto, acho que vivemos – como no jornalismo/comunicação no geral – um período de transição. O rádio, hoje, é um gigante adormecido. A estrutura de webrádio, podcasts, e etc, tem um mercado ainda gigantesco a ser explorado. E vai crescer.
Parabéns pela iniciativa da galera da rádio. A rádio nunca vai morrer, ela tá sempre em expansão, bastando achar o caminho. E eles acharam o deles.
Gresat webite you have hhere but I wwas curiolus iff you kneew of aany communitfy forums that cover tthe sake topcs discussed in this article?
I’d really lovbe to be a parft off group where I can get feedback
from other experienced people that share tthe same interest.
If youu hzve anny suggestions, please let me know.
Thanks!
you’re actuallyy a good webmaster. Thhe website loading spewd iss incredible.
It kind oof fees that you’re doing anyy uniqque
trick. Furthermore, The contents aree masterpiece.
you have done a fantstic process onn tthis
matter!
It’s truily ver clmplex inn this busy lifde to listen news oon Television, thuus I juszt use tthe webb for that purpose, and get tthe hottest news.
Explore the ranked best online casinos of 2025. Compare bonuses, game selections, and trustworthiness of top platforms for secure and rewarding gameplaycrypto casino.