Créditos da imagem: Montagem / No Ângulo
Quem, como eu, acompanha futebol desde o início dos anos 1970 testemunhou o processo de alongamento da carreira de jogadores de futebol. Há algumas décadas, raramente um atleta continuava em atividade depois dos 32/33 anos. Hoje, as listas de reforços dos clubes brasileiros estão repletas de trintões e até com alguns quase quarentões.
Existem algumas razões para isso. Podemos listar os avanços na medicina esportiva, na preparação física e nas instalações dos modernos centros de treinamento. Também houve uma conscientização na média dos atletas em relação aos cuidados com o corpo.
Mas o reinado dos “tios” ou “vôs” tem muito a ver com a saída precoce de nossas revelações. A ação frenética de empresários, a fome dos mercados internacionais (os badalados e os secundários), o sonho de enriquecimento rápido e a falta de vínculo dos jogadores com os clubes batem seguidos recordes de êxodo de nossos jovens talentos. Hoje, alguns saem no dia em que completam a maioridade, caso de Vinicius Junior e em breve de Rodrygo.
Na época da geração de Sócrates, Zico, Júnior etc, os craques atuavam no país, em média, até depois dos 25 anos. Criavam uma história nos clubes e nos torneios nacionais. Isso agradava os torcedores e fazia uma salutar transição entre jogadores consagrados e as revelações que subiam ao profissional para ocupar suas vagas. Caso, por exemplo, de Sócrates e Casagrande.
Agora, os garotos nem têm tempo de jogar todos os torneios em disputa no país, e o caso mais recente é o do garoto Tetê, do Grêmio, vendido sem sequer estrear pelos profissionais. Em pouco mais de um ano, foi um festival de negociações. Paquetá, Vizeu, Arana, Maycon, Paulinho, Militão, Pedro Rocha, Richarlison e outros muitos.
Desta forma, abrem-se as portas para que veteranos dominem o mercado nacional. Danilo, Ricardo Oliveira, Fred, Vagner Love, Nenê, Diego Souza, Boselli, Léo Moura, Felipe Melo, Maxi López, Hernanes são exemplos que comprovam o envelhecimento de nossos times.
A briga dos clubes nacionais está deixando de ser apenas para manter seus quadros dos times principais. Agora, o desafio é preservar seus juniores.
Dificilmente esse quadro deve mudar. Nos dias de hoje, o apresentador Luciano do Valle teria dificuldades em organizar seu famoso torneio de masters. Com as carreiras tão longas no país, faltariam ex-atletas para montar os times.
I like this web site very much, Its a real nice place
to read and obtain information.Raise your business
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article. https://www.binance.com/ka-GE/join?ref=RQUR4BEO
Hello there! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization?
I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
If you know of any please share. Many thanks! I saw similar article here: Wool product