
Créditos da imagem: Montagem / No Ângulo
Seguramente há um intervalo de pelo menos 50 anos entre essas duas fotos – ambas registros de um dos lances mais mágicos e emblemáticos da arte do futebol: a bicicleta, manobra acrobática cuja criação é atribuída a Leônidas da Silva.
São incríveis a simetria dos movimentos, a relação tempo/espaço e a semelhança da dinâmica que se podem observar nas duas imagens.
Certamente você já viu muitas outras bicicletas no futebol mundial, mas duvido que qualquer outra que não seja a de Cristiano Ronaldo, ontem, na Itália, tenha despertado na sua memória a bicicleta do Rei Pelé na década de 70.
Que ninguém se deixe levar pelo erro de tentar comparar CR7 a Pelé, pois que não há grau de comparação entre eles.
Mas é preciso reconhecer que só gênios do futebol, como os dois, podem transformar um gol em uma obra de arte – e um livre exercício da perfeição.
Muito grato aos deuses do futebol por me permitirem ter visto Pelé no auge e por ser contemporâneo de Cristiano Ronaldo.
PS: é preciso fazer também um reconhecimento ao talento dos dois fotógrafos responsáveis por esses registros históricos.
Leia também: