Créditos da imagem: Reprodução C. Flamengo
É muito cedo para qualquer prognóstico, mas analisemos aqueles que são, hoje, os meus principais candidatos ao título
Três primeiros colocados da tabela, Flamengo, Palmeiras e Santos somaram a mesma quantidade de pontos nos últimos cinco jogos: 13, com quatro vitórias e um empate cada. Nessa sequência, o Flamengo bateu Goiás, CSA, Fortaleza e Athletico e empatou com o arquirrival Fluminense. Enquanto isso, o Palmeiras superou Botafogo, Chapecoense, Athletico e Avaí e empatou com o São Paulo na última rodada. O Santos, por sua vez, saiu vencedor dos duelos contra Bahia, Corinthians, Atlético Mineiro e Ceará e empatou com o Internacional.
Na tabela geral, o Palmeiras lidera isoladamente. Invicto no Brasileirão, o alviverde soma 26 pontos. O Santos tem uma derrota –justamente para o Palmeiras– e está na segunda colocação, com 23. Enquanto isso, o Flamengo está em terceiro, com duas derrotas e 20 pontos somados.
Agora vamos à análise individualizada dos meus maiores concorrentes ao caneco:
SANTOS – começo pelo azarão Santos, o “primo pobre” da disputa. Penso que uma grande vantagem do Peixe reside no fato de ninguém imaginá-lo campeão, de maneira que o clube não carrega essa responsabilidade. Outro fator positivo é Sampaoli, que com pouco tempo de trabalho já deu sua cara para o time, com foco na posse de bola e pressão na saída de bola adversária. Já a principal causa de desconfiança (dos três, o Santos é o único que eu não “cravaria” no G3) é administrativa. Explico: discordo de quem questiona o elenco do clube, pois, em comparação aos demais, entendo haver bons nomes inclusive entre os reservas. O que deve “pegar” mesmo no Peixe é o amadorismo de seus dirigentes, que não cumprem o que prometem e atrasam os vencimentos dos atletas. É muito difícil que essa instabilidade não chegue até o campo. Sampaoli, o principal responsável pela ótima campanha, está fazendo milagre (mesmo errando feio na escalação do time em alguns jogos, como na derrota para o Palmeiras) e faz jus à idolatria da torcida santista. Aliás, dá gosto de ver o tesão que o treinador argentino tem por futebol e como o seu gigantesco carisma tem conquistado a todos do Santos e de Santos. Ainda que seja um tanto teatral, comove. Em resumo: o extra-campo pode ou deve atrapalhar o rendimento dentro de campo.
FLAMENGO – o rubro-negro possui alguns ótimos jogadores, e, com o reforço do experiente Rafinha, deve solucionar a posição que era a mais carente do elenco. No entanto, começar um time novo, com um treinador novo e ainda carregar a pressão de conquistar um título com todo o investimento que vem sendo feito pode e deve ser um problema. Veja que na Copa do Brasil o Flamengo foi merecidamente desclassificado por um competitivo Athetico Paranaense e os jogadores tiveram que lidar com uma enxurrada de vaias ao término da partida (ahhh, como eu gosto das vaias em vez daqueles protocolares e robotizados aplausos). Em resumo: o técnico Jesus tem nomes para fazer do Flamengo um time forte que, mesmo desentrosado, possa vir a atropelar os adversários no campeonato (Bruno Henrique e Gabigol formam uma dupla letal, sendo o último, para mim, “barbada” para a artilharia da competição), mas resta conferir se haverá paciência e competência para tanto, pois nem sempre os times dão liga como se imagina. Como bem disse um amigo, gastar muito não significa, necessariamente, gastar bem. O resultado será, pois sim, muito importante em qualquer avaliação que vier a ser feita sobre a temporada do clube.
PALMEIRAS – É o atual campeão, o time mais equilibrado, consolidado e difícil de ser batido, aquele que mais bem sabe atuar nesse formato de competição (ué, “mas o Felipão não era o rei do mata-matas?”. Pois esta é uma demonstração de que o futebol deve ser analisado sob vários aspectos e não apenas em cima de “rótulos”) e que é, portanto, favoritaço ao título. A conferir se a torcida palmeirense, já mal (bem) acostumada, contentar-se-á com “apenas” mais um título nacional. Em resumo: penso que o título está nas mãos do Palmeiras e só não será assim se ele Palmeiras não souber lidar com eventual frustração na Copa Libertadores, prioridade absoluta do clube desde que assumiu o protagonismo do futebol brasileiro (algo bem factível, vez que, em mata-matas, assim como foi contra o Inter no meio de semana pela Copa do Brasil, o time só faz acumular fracassos desde o retorno de Felipão).
E segue o jogo.
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good. https://accounts.binance.com/lv/register-person?ref=V2H9AFPY
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.
Explore the ranked best online casinos of 2025. Compare bonuses, game selections, and trustworthiness of top platforms for secure and rewarding gameplayBonus offer.