Créditos da imagem: Montagem / No Ângulo
Estive pensando o significado e as consequências da conquista para cada um dos três postulantes ao título Brasileiro, e destaco:
Palmeiras:
- Será a consagração dessa retomada do clube na Gestão Paulo Nobre. Se o alviverde comeu o pão que o diabo amassou e passou mais de uma década de quase irrelevância, vendo os rivais Corinthians, São Paulo e Santos empilharem uma série de conquistas, o rumo já foi totalmente modificado a partir da inauguração do Allianz Parque, a sobrevivência na Série A em 2014, os grandes investimentos e o título da Copa do Brasil de 2015. Sendo um dos clubes mais ricos do Brasil, e o que mais investe no momento, a conquista do Brasileirão simboliza o fecho desta caminhada ao topo do futebol brasileiro.
- Cuca consolidará sua posição de melhor técnico do Brasil, fora Tite. Se saiu do nosso futebol pouco tempo após a conquista da Libertadores pelo Galo, já conquistaria a inédita taça do Brasileirão logo no começo de seu trabalho no Palestra.
- Gabriel Jesus firmará posição como o maior “golden boy” do Brasil desde Neymar. Campeão olímpico, titular da Seleção principal e contratado a peso de ouro pelo emergente Manchester City a pedido do maior técnico do mundo – Guardiola -, a joia palmeirense se despediria do clube com um título que a torcida espera há 22 anos, e provavelmente como o craque da competição (possivelmente artilheiro também).
- Em compensação, se não ganhar, será traumático. Na cabeça de toda a coletividade palmeirense, este é “o ano”. Todo o processo de 2014 para cá foi para chegar neste momento. Se a poucas rodadas do fim o time perder a liderança e o título, tem boas chances de causar uma crise que traga todos os recentes fantasmas de volta.
Flamengo:
- Será uma notável antecipação na esfera esportiva. No começo deste Brasileirão ninguém colocava o clube – unanimemente apontado como o mais bem administrado do País – entre os favoritos ao título. Acredito que só a partir do ano que vem que se esperava um título dessa grandeza para o Fla.
- Marcará o que promete ser uma “Era Rubro-Negra” no nosso futebol. Dono da maior torcida do País, do maior faturamento do nosso futebol nos últimos anos, diminuindo a dívida do clube em um ritmo impressionante e fazendo “turnês” Brasil afora, se o time da Gávea “já” conquistar um Brasileirão, quem poderá pará-lo?
- Colocará Zé Ricardo entre os principais treinadores do Brasil. Se os últimos comandantes campeões pelo clube (como Andrade e Jayme de Almeida) não davam pinta de serem profissionais de destaque (o que acabou se confirmando ao longo de suas carreiras), Zé Ricardo mudou o time da água pro vinho desde que assumiu. E não somente com vitórias, mas com bom desempenho, elenco motivado, recuperando bons reservas e dando boas entrevistas.
- Para o Flamengo o título me parece menos importante do que para os demais concorrentes. O rumo que o clube tomou será o mesmo com ou sem a conquista, que servirá “só” como marco mesmo. Aconteça o que acontecer, o rubro-negro continuará crescendo, bem administrado, terá reforços e provavelmente será mais forte ainda em 2017.
- Como curiosidade, se não for campeão, deverá ser a primeira vez que o Flamengo ficará na segunda ou terceira colocação do Brasileirão.
Atlético Mineiro:
- Exorcizará um fantasma de 45 anos: campeão logo na primeira edição do Campeonato Brasileiro, em 1971, o Galo nunca mais chegou à conquista (ao lado do Botafogo é o único “grande” que não tem dois ou mais títulos do Brasileirão), e coleciona cinco vice-campeonatos.
- O alvinegro de Minas renasceu a partir de 2012 e conquistou a Libertadores em 2013, a Copa do Brasil em 2014 e feitos impressionantes (como as épicas classificações contra o Corinthians e o Flamengo na Copa do Brasil), mas em mata-matas. Vencer o Brasileirão terá outro peso pela duração da competição.
- Redenção dos medalhões: Marcelo Oliveira resgatou o time da zona de rebaixamento e, caso seja campeão, vencerá seu terceiro dos últimos quatro Brasileirões disputados (2013 e 2014 pelo Cruzeiro, e 2016 pelo Atlético), além da Copa do Brasil de 2015 pelo Palmeiras. Robinho veio desacreditado e se firmou como o melhor jogador do time; se for campeão, provavelmente será considerado o craque do campeonato, e poderá ser o artilheiro também. E, finalmente, Fred, que saiu quase que expulso pelo Fluminense, mas se firmou na nova equipe, venceu a disputa com o ótimo Lucas Pratto e, de lambuja, também pode ser o máximo goleador da competição.
- Caso não seja campeão, o Atlético sofrerá pelo caminho de irresponsabilidade fiscal escolhido pelo clube nos últimos anos. Esse custo chegará em um momento ou outro, mas as conquistas ajudam a fazer parecer que “valeu a pena”. Mas sem as conquistas, fica apenas o ônus, e essa é uma preocupação que o Galo deve ter.
Flamengo dono do maior faturamento do futebol ?? Kkkkkk
Palmeiras vai arrecadar meio BILHÃO em 2016. Falow
Realmente há essa projeção. Mas tem que ver se vai ser cumprida, e ainda que seja, tem tudo a ver com a venda do Gabriel Jesus. Fora que ainda é necessário ver qual será o faturamento do Flamengo.
De todo modo, não altera o que eu quis dizer. O Flamengo vem tendo as maiores receitas nos últimos anos, e ainda que seja ultrapassado pelo Palmeiras (que também está revolucionando sua posição em relação a poucos anos atrás), são os dois casos de sucesso da atualidade do nosso futebol 😉
Muito bom o texto. É uma pena que o Santos tenha perdido tantos pontos bestas, com gols nos últimos minutos da partida ou contra times da parte de baixo da tabela.
Obrigado, Pietro Carvalho! Realmente, o Santos teria tudo para disputar, mesmo com os desfalques constantes que viveu. Só que foi total “Robin Hood” no campeonato.
Apontou só os 3 primeiros! acredito eu, que a briga pelo título pelo menos até hoje ainda está sendo disputado pelos 4 primeiros.
Bem escrevido o cheirinho ta vivo e bem vivo
porque o atletico esta nesse lista se esta 7 pontos do palmeiras e o santos esta a 9 que diferença faz dois pontos ?? vcs sao um comedia mesmo kkkk sou santista e sei que só palmeiras e flamengo estão brigando pow
Eu incluí o Atlético porque ele está menos distante do que o Santos e porque ele receberá o Flamengo e o Palmeiras. Ou seja, se vencer esses dois (e o vejo como favorito para as duas partidas), estará totalmente na briga.
Claro que é bem improvável, mas acho que alguma chance ainda tem. Já o Santos eu acho realmente impossível.
E o Santos recebera o Palmeiras e ainda jogara contra o Flamengo e agora com o time completo, é só sete pontos atrás do Palmeiras, você sabia?
Excelente abordagem.