Créditos da imagem: Reprodução / Espn.com
Benefício da dúvida – a defesa do cidadão contra os exploradores da indignação
Mais uma vez, a desinformação, a histeria e a procura por atenção (não raro por motivos econômicos) querem prevalecer sobre a busca da verdade e o respeito aos indivíduos envolvidos. Quem deveria dar o exemplo profissional é o primeiro a aparecer. No incidente envolvendo os jogadores Edenílson e Rafael Ramos, até o conceito de flagrante e uma decisão do STF foram ignorados, resultando em confusão já na madrugada de domingo. Coisas que o leitor deve entender:
1 – a prisão em flagrante de Rafael Ramos foi ilegal – a situação de flagrância já havia terminado. No memorável caso envolvendo os atletas Grafite e Desábato, a polícia entrou em campo logo após o apito final, respeitando a ardência legalmente exigida. Desta vez, a partida estava encerrada e o acusado teve até tempo de dar rápida entrevista, bem como a suposta vítima se dirigiu à delegacia. A prisão seria possível, mas apenas em caráter preventivo, mediante ordem de juiz. Não foi o caso.
2 – a soltura de Rafael Ramos foi inconstitucional – ano passado, em decisão polêmica (analogias não deveriam ser feitas contra o acusado), o STF equiparou injúria racial a crime de racismo. Portanto, a Corte máxima declarou que a suposta conduta de Rafael Ramos seria delito inafiançável. Isto significa que a autoridade policial não poderia liberar o preso (erradamente) mediante fiança. Desta vez, apenas uma ordem judicial (concedendo liberdade provisória ou relaxando o flagrante ilegal) poderia ter libertado o lateral corintiano.
3 – pode haver dúvida, inclusive da vítima – a rigor, é notório que o português realmente falado em Portugal não é exatamente o das piadas, ou mesmo o facilmente audível nas vozes de Roberto Leal e outros artistas. Tente assistir ao canal lusitano na TV paga e perceberá a dificuldade. É possível, pois sim, que Edenílson tenha entendido errado o que Ramos disse num momento de irritação. Ou seja: nem a suposta vítima, nem o acusado estariam mentindo – no sentido de falar algo diverso do que acreditam. Na falta de outros elementos de prova, há dúvida razoável pela qual não deve haver condenação.
4 – leitura labial é mero (e quando muito) indício – novamente, tivemos uma leva de peritos profissionais ou da UniGoogle garantindo que Rafael Ramos disse “macaco” a Edenílson. Isso numa filmagem de poucos segundos, com um envolvido de pronúncia diversa, sendo que nenhum dos “experts” é português. Judicialmente, o valor disso (contra ou a favor, como em outras matérias) é próximo a zero.
5 – não descartar é diferente de não duvidar – consagrou-se, no dia a dia, a prática inconscientemente (ou não) maliciosa de reconhecer que um fato não tem provas, porém emendando com um “não duvido que fulano tenha feito isso”. Trata-se de uma condenação social na base do achismo, aprovando tacitamente – ou explicitamente – que a pessoa sofra represálias pela suposta conduta. No caso em tela, não se pode descartar que Rafael Ramos tenha chamado Edenílson de Macaco. Mas, com o que se tem até aqui, é imperioso duvidar que o fez.
6 – lembre-se: pode acontecer com você – absolutamente ninguém está imune a se ver numa situação de dúvida razoável por um fato controverso. Você prefere que as pessoas “não duvidem” de sua culpa ou que só o condenem – na Justiça e na vida social – com provas efetivas?
Não há dúvidas, pois sim, de que o racismo e outras condutas criminosas devem ser combatidos diariamente. Mas não existe “condenação inocente”. Usar um culpado discutível para criar um marco não é evolução. É barbárie disfarçada de boas intenções. Acredito que Edenílson age de boa fé. Porém, é notório como uma patrulha está, desde a primeira hora, incentivando o atleta a não repensar sobre eventual equívoco. “Eu sei o que ouvi” é uma frase forte, mas todos nós já “soubemos que ouvimos” algo que, com a oportunidade de escutar o áudio novamente, percebemos não ter sido bem assim.
Uma frase dita no meio de um jogo acalorado, em meio a torcidas gritando e proferida com sotaque que não se escuta regularmente, pode não ter sido aquela ouvida. O cérebro prega peças, especialmente quando há pressão anterior aos fatos. Jornalistas, artistas, movimentos, etc… procuram e incentivam os outros a procurarem racismo, machismo, homofobia e outros males em todos os cantos. Muitas vezes acontece. Muitas vezes não. Há que se incentivar a distinção, não a generalização. Não somos todos ruins como querem fazer crer.
Ele é Argentino? É do Corinthians? É necessário mais algum dado ou comentário?
Great insights! Thanks for sharing. What Is A Cryptocurrency?
Good
gluco6 reviews : https://gluco6reviews.usaloves.com/
You make me see things in a new light. Indian Cricket
Simplify the admission process with MBBS Direct Admission in West Bengal.
Discover practical financial options for education with MBBS Fees Structure in Chhattisgarh.
Explore Raja Luck and discover new ways to play and win big every day.
UID_41847706###
cool awesome SEO BANGUN KESIANGAN
UID_72942561###
Berita Hot! Isa Rachmatarwata Tersangka Kasus Jiwasraya Buntut kerugian negara hingga 16,8 Triliun!
UID_72339950###
Heboh! Unjuk Rasa di Polda Jatim Menuduh Jokowi Terlibat Korupsi!
UID_27764099###
Ini yang di ganti >>> “Bingung Kenapa ❓” Federasi Sepak Bola Pakistan Disanksi FIFA “Baca Penyebabnya Disini! “
UID_74743238###
Ini dia! ASN BKN Ubah Pola Kerja yang baru dan efisien! .
UID_83344528###
Inilah Pupuk Inovatif Kebun Riset Kujang yang bikin Wamen BUMN bangga!
UID_21891068###
Takjub dengan fenomena serbu gas? Yuk, baca Warung Tatang Diserbu Warga dan temukan faktanya! ️♀️
UID_25978847###
situs terbaik hanya di slot gacor agentotoplay
UID_95859078###
Baru-baru ini, para pemain Mahjong Wins 3 dikejutkan dengan bocoran RTP yang diklaim bisa meningkatkan peluang kemenangan secara signifikan. Banyak yang percaya bahwa informasi ini membantu mereka mendapatkan hasil yang lebih konsisten dalam permainan. Jika Anda ingin tahu lebih lanjut, cek bocoran RTP Mahjong Wins 3 hari ini dan lihat apakah strategi ini benar-benar efektif.
UID_17136916###
Kisah inspiratif datang dari seorang tukang ojek online asal Tangerang yang berhasil membawa pulang hadiah fantastis setelah bermain Mahjong Ways 2. Dengan modal kecil, ia sukses mengubah nasibnya dan meraih kemenangan besar senilai 200 juta rupiah. Penasaran bagaimana caranya? Simak kisah lengkapnya di artikel tukang ojek online menang 200 juta dari Mahjong Ways 2.
UID_87427935###
Cek yuk! ♂️Operasi Keselamatan 2025 Polres Ciamis Siapa tahu bus favoritmu jadi sasaran!
UID_18563832###
Ini yang di ganti >>> Yuk, ketahui lebih lanjut tentang Syarat Gabung OECD dan Pentingnya Ratifikasi Konvensi Antisuap di sini! ️♀️.
UID_83003169###
Kenalan yuk! Dengan guru inspiratif ini, Guru Dede Sulaeman yang mengajarkan cara merapikan pakaian di kelasnya.