Créditos da imagem: UOL
Em entrevista recente, Dorival Júnior deu uma declaração que, penso, não deve passar batida. Em apertado resumo, o treinador colocou o “futebol-arte” à frente dos títulos no Santos, clube que atualmente dirige.
Uma declaração contundente de alguém aparentemente maduro e consciente de sua “função social” dentro de um esporte que é parte da cultura do Brasil, um país futebolisticamente traumatizado e com a autoestima em baixa após o vexame na última Copa.
Embora seja razoável supor que um time que joga em alto nível e dá espetáculo saia vencedor da maioria de suas disputas (atualmente o Barcelona é o exemplo mais acurado do binômio espetáculo + eficiência), a nossa famosa Seleção de 82 é prova e citação clássica de que isso não representa qualquer garantia de troféu. Escrevo isso, pois logo depois da publicação da entrevista com Dorival, li e ouvi inúmeras críticas direcionadas a ele pelo fato de o Santos não ter conquistado a Copa do Brasil do ano passado mesmo tendo, na opinião de muitos, praticado o futebol mais vistoso do país em 2015.
Ora, futebol não é uma ciência exata! Nunca foi e jamais será! Assim como perdeu em 2015, Dorival ganhou – dando espetáculo – em 2010, com aquele time liderado por Neymar, Ganso e Robinho. E o melhor, respeitando a essência do futebol brasileiro e do Santos, clube particularmente símbolo da magia, onde Pelé e tantos outros “Meninos da Vila” surgiram.
Por falar em espetáculo, não era justamente jogar bem o que queríamos e exigíamos depois do fatídico 7 x 1 contra a Alemanha? Felipão e Parreira não foram tachados de obsoletos e ultrapassados? Mudar não era preciso? E as tais das ideias novas, de se montar uma equipe em médio/longo prazo, da humildade em aprender com o que há de bom lá fora e todo aquele blá blá blá?
Pois Dorival, assim como Tite (o melhor brasileiro na atualidade), procurou se reciclar, estudou, fez estágio até com o cultuado Pep Guardiola (!) e está tentando colocar em prática todo o conhecimento e experiência adquiridos. Vai conseguir?
Que a gente (imprensa, torcida, dirigentes etc) tenha a decência de pelo menos ter compromisso com o que pensamos e desejamos. Que deixemos trabalhar quem quer entregar ao público um “produto” de primeira qualidade sem essa patrulha chata e pressão por resultados imediatos.
Por mais coerência. Na vida e no futebol.
E segue o jogo.
Muito bom! 😉
Brasileiro é assim mesmo, reclama sempre de acordo com a sua conveniência…
Assino embaixo, Fernando! É muito difícil discutir futebol decentemente no Brasil. Especialmente com os torcedores, mas às vezes até a imprensa entra numa total falta de critério. Acho que é meio que uma falta de comprometimento generalizada que temos no país. 🙁
Enfim, tomara que tenhamos cada vez mais Dorivais! Quem o critica pelo objetivo declarado que pegue, sei lá, o pragmático Celso Roth, e veja se existe alguma garantia de resultado…
Sem falar que o Santos poderia ter sido REBAIXADO caso o Dorival não tivesse chegado… O fim de ano foi frustrante sem a classificação para a Libertadores? Sem dúvida que foi, mas o trabalho, em uma análise geral, foi ótimo e muito acima do esperado. Esse ano, com a manutenção do Zeca, Thiago Maia, Lucas Lima, Gabigol e cia, o time promete fazer bonito!
Bom dia, ótimo texto. To com Dorival
Dependendo do que se entende por futebol arte, ele pode estar certo. Alguém pode afirmar que a equipe de Tite apresentou um futebol de resultado ? Não, mas não deu espetáculo, tendo sido eficiente o suficiente para ganhar com folga o título brasileiro. Futebol arte está ligado a capacidade e talento individual do atleta, como ocorreu com seleção de 1982 e como ocorre hoje com o Barcelona, o verdadeiro ponto fora da curva. No mais, hoje no futebol, arte é meio, não fim.
Show!!!
Luiz Pane Bruno Fernandes Gustavo Fernandes
Esse texto ficou FODA! É isso!!!
Grande Dorival!
Sou santista e não tenho como discordar do discurso do Dorival. Fax parte do DNA santista vender o show, os títulos são consequência. Perdemos a copa do Brasil para o palmeiras, simplesmente porque abrimos mão de jogar e fomos para nos defender.
Santos tem tudo para ganhar muita coisa este ano
Venha ganha seu ps4 e Xbox one
https://joysticket.com/invite/josue12
Parabéns Dorival, porque o Santos foi e queremos que seja o único no brasil que joga por torcedor o Santos foi e Acredito sempre SERÁ o time que joga o verdadeiro futebol sem RETRANCA !!!
Só dinheiro..
Aconteça o que acontecer.. vale lembrar #PalmeirasNãoTemMUNDIAL KKKKKKKK
Mas ganhadores menos perdedores
wow. My mon flattered by this aticle.
Explore the ranked best online casinos of 2025. Compare bonuses, game selections, and trustworthiness of top platforms for secure and rewarding gameplayBonus offer.
clomiphene medication uk can i order generic clomiphene for sale can i get clomiphene for sale can i get cheap clomiphene can i purchase generic clomiphene prices clomiphene generico cost generic clomiphene pills
With thanks. Loads of expertise!
More posts like this would create the online elbow-room more useful.
azithromycin for sale – how to buy tindamax metronidazole 400mg usa
rybelsus pill – order periactin 4mg generic cyproheptadine canada
motilium 10mg oral – order tetracycline 500mg generic buy cyclobenzaprine pills
purchase inderal – buy propranolol generic methotrexate 10mg oral