Créditos da imagem: espn.uol.com.br
Há um burburinho na imprensa de que Flamengo e Cruzeiro estariam de olho na contratação do ídolo santista Robinho.
Marisa Alija, representante do atleta, nega qualquer contato com as equipes carioca e mineira e afirma que a prioridade é a renovação com o alvinegro praiano. Tomara!
Explico: sob o ponto de vista de representatividade, sem qualquer comparação técnica, penso que Robinho está para o Santos (ao lado de Pelé e Neymar) assim como Zico e Júnior estão para o Flamengo e Tostão e Sorín para o Cruzeiro. Na mesma linha, Raí e Rogério Ceni para o São Paulo; Roberto Dinamite para o Vasco; Ademir da Guia e Marcos para o Palmeiras; Garrincha para o Botafogo; Reinaldo para o Atlético e por aí vai.
Os jogadores listados são apenas alguns de um seleto grupo que os torcedores reverenciam e guardam com carinho no seu imaginário. Trata-se, portanto, de um privilégio e uma responsabilidade, considerando-se que, embora totalmente profissionalizado, a razão de ser do futebol é e sempre será a paixão. Afinal, o que seria do esporte sem as saudosas memórias de lances inesquecíveis – qual santista não enche o peito de orgulho ao lembrar e comentar as pedaladas de Robinho na conquista do título do Brasileiro de 2002? – e o carinho e a gratidão pelos ídolos?
E paixão se constrói justamente com eles, os “jogadores-símbolo”, que com demonstrações de amor que teimam em resistir ao mercantilismo dos novos tempos, desafiam convenções e recolocam o romantismo no futebol.
Paixão que emociona e comove, como Carlitos Tévez demonstrou ao ventilar uma possível volta imediata ao Boca Juniors – por quem sente um declarado amor – bem no auge de sua carreira (é o protagonista de um dos finalistas da corrente UEFA Champions League, a Juventus da Itália, que enfrentará o poderoso Barcelona na decisão).
Por falar na “Velha Bota”, como é bacana poder testemunhar a longeva e fiel história de Totti na Roma, de Buffon na Juventus e, por que não? – voltando ao cenário nacional – de Robinho no Santos.
Entendo que além da carreira bem sucedida e independência financeira, o fator felicidade – tão pouco comentado nas transações – deveria ter um peso maior nas avaliações dos administradores de carreira dos atletas. Ora, imagine a qualidade de vida que esses jogadores que acabei de listar têm nas cidades dos clubes em que atuam? Devem ser tratados a pão-de-ló, sendo mimados e venerados por todo canto.
Afora isso, com a relação clube-jogador consolidada, penso que todos acabam sendo beneficiados também mercadologicamente, uma vez que podendo contar com jogadores icônicos, as equipes tendem a ser mais fortes e, por extensão, também o campeonato do qual participam. Sem falar no marketing, que, se bem explorado, pode alavancar sensivelmente o programa de sócio-torcedor e tornar-se uma rentável fonte de receita.
Em outras palavras, com os clubes respeitando uns aos outros e não assediando os atletas rivais (e aqui me refiro aos jogadores realmente identificados, nem sempre necessariamente craques da bola, como por exemplo o Vampeta, que é a cara do Corinthians), todos saem engrandecidos.
Por essas e outras que acredito que o melhor para a carreira do Robinho seria fincar de vez suas bases na Baixada Santista (naturalmente, desde que o clube faça a sua parte e pague o que lhe é devido), tentar estabelecer novos recordes (faltam menos de 30 gols para chegar em Neymar – o atual recordista com 138 – como maior artilheiro do Santos da “Era Pós-Pelé”) e consolidar ainda mais a sua idolatria no clube que ama e é amado.
O futebol agradece.
E segue o jogo.
Excelente. A identificação com o torcedor deve ser levada em consideração.
Lucas Burgos
[…] Veja também: Ser ídolo é um privilégio e uma responsabilidade […]
So joga por dinheiro, Se amase o santos ia joga por qalqer salario
Quem ama clube é torcedor!
ainda bem. Ja passava da hora de acabar essa novela.isso e um ator que so ama mesmo e o dinheiro. E o futebolzinho dele ja nao vale mais nada. E fim de carreira.
Hoje eu não tenho saudade desse Zé ruela quando eu eu sinto raiva
Futuro ronaldinho gaucho..ex jogador
Mercenário FLDP.
Fdp! Ganancioso
Jeferson Pescaroli isso que eu tô falando.
Eu jogaria no Santos por um salário inferior, invez d joga no Atlético .
Porém nem todos pensa assim ..
Poh vey ..admiro muito ele mais esse papel que ele vez com santos é sacanagem até se o santos não quizesse ele aí tava tudo bem mais ele disse não ..#putaqueparil
Mais humildade e mais futebol a Robinho. Ufa! O Santos é maior que VC.
Sem comentários não precisamos dele já é passado temos que aplaudir os que estão lá o nosso ataque é bom , ele não faz falta como nosso colega disse é mais um Ronaldinho…….
muita gente assim cm eu se pergunta onde esta o “carinho”q ele tanto diz q tinha pelo santos?! se eu sou o robinho com a condiçao bancaria q ele tem,pensaria muitas vezes antes de “mancha” a historia dele com o clube!,e o motivo sendo financeiro!
Mrs. Momalicious,This is Bob….your bodyguard. I am sorry I got distracted at times last night….the crowd was unruly at times….they were so how…..anytays…where was I? Oh well, I did my job…kept you safe…tbats wgat matters. By the way….free of charge!
Eu já sabia que ele não tinha amor nem por ele próprio imagine pelo Santos
O cara não joga pelo amor ao time ele jogo por dinheiro!!! Mas o meu peixe é maior que esse mercenário!!!!
agora o cara é ruim não vale nada so porque ele foi para o atletico ta de sacanagem.
Aqui podemos ver claramente uma imagem, onde se analisarmos com cuidado e profundidade podemos ver que apartir de vários pontos de diferencias e comparação pode se chegar a uma ideia central que afasta argumento principal no qual podemos concluir que este meu comentário na faz sentido nenhum
[…] bem defendeu o colega Fernando Prado, ser ídolo é um privilégio, justamente pela paixão envolvida no futebol. Paixão essa que atitudes como a de Robinho ajudam a […]
[…] Ser ídolo é um privilégio e uma responsabilidade […]
Ainda estão nesse mimimi
Q patéticos
Nao fica 6 meses no atlético e vai p outro…e só alguém chegar oferecendo um pouco mais e tchau..abandona como fez duas vezes no SANTOS esse aí e o retrato do futebol de hj….o q vale e o dinheiro….e ainda tem uns q tem o descaramento de beijar o distintivo de um clube…patético!
O santos deve 3 milhões para o Robinho. Não tinha condições nenhuma de contratar o cara. E ainda vem o Zé povinho e fala que o cara é mercenário ??
O cara foi profissional, queria ver vocês se iam preferir trabalhar em uma empresa que te deve ou optar por uma que pagasse bem mais!
Robinho você é como pulintico só percam eu dieiro que vai passa na cabeça do seu filho com pai que você é Que exemplo que você dá para seu filhos tenho pena de você
Pois é, Carlitos… http://esporte.band.uol.com.br/futebol/futebol-internacional/noticias/?id=100000794194&t=tevez-rejeita-proposta-de-r$-100-milhoes-da-china