Créditos da imagem: Ivan Storti
Contrariando a esmagadora maioria das previsões de início de temporada, o Santos é o Campeão Paulista de 2015.
Quem poderia arriscar esse palpite há quatro, cinco meses? Afinal, os problemas do alvinegro praiano eram muitos àquela altura: a eleição do novo presidente que, sob suspeita de fraude, teve de ser reagendada e acabou por atrasar o planejamento do ano; a sangria econômica que resultou na saída de jogadores expoentes do elenco (Aranha, Edu Dracena, Mena, Arouca, Leandro Damião e, mais recentemente, Thiago Ribeiro); os rivais paulistas supostamente mais preparados (Corinthians e São Paulo na Libertadores e o Palmeiras investindo pesado em contratações). Enfim, penso que o “pé atrás” da torcida e da imprensa com o time era justificável.
Pois bem, aos poucos o Santos foi “arrumando a casa”: realizou contratações à época duvidosas que posteriormente se mostrariam bem sucedidas (Ricardo Oliveira, artilheiro e eleito craque da competição pela Federação é, merecidamente, a mais comentada, mas Vanderlei, Werley, Chiquinho e Valência foram todos muitíssimo bem, enquanto Elano foi o único que não rendeu); e, após o rompimento com Enderson Moreira (um bom técnico, embora tenha pisado na bola ao expor publicamente os meninos da base santista e por insistir pela contratação do roliço Walter), tomou a acertada decisão de promover o então auxiliar Marcelo Fernandes ao comando técnico da equipe, ao lado do ídolo Serginho Chulapa.
Após o empate por 1 a 1 entre Santos e Corinthians em Itaquera (que seria um divisor de águas para ambas as equipes na temporada), escrevi que há muito não via um Santos tão unido e brigador como este de 2015. Talvez instigados pelo descrédito que imprensa e torcida lhe reservavam no início da temporada, coloquei que os jogadores do atual plantel parecem correr uns pelos outros (Robinho, Ricardo Oliveira, Elano e Renato são amigos fora de campo desde quando jogaram juntos a Libertadores de 2003 pela equipe da Baixada), além de possuírem qualidade técnica (na oportunidade, exaltei o Lucas Lima, a quem, aliás, daria o prêmio de melhor jogador do Paulistão, e agora exalto também o Geuvânio, um diamante bruto a ser lapidado. Embora por vezes carregue demais a bola e erre na escolha de algumas jogadas, é talentoso no drible, rápido, e compõe bem a defesa. Trata-se de um jogador moderno, a ser observado com toda atenção. A propósito, entendo que Lucas Lima, Geuvânio, Robinho e Ricardo Oliveira formam o ataque com maior poder de fogo do país, com peças que se complementam).
Outro ponto foi o brio dos atletas, que têm jogado com uma disposição incomum no Santos dos últimos anos, um tanto refém do talento de Neymar, com quem não pode mais contar. São emblemáticas as cenas de David Braz motivando os jogadores à la Zagallo antes das cobranças das penalidades, assim como a permanência da equipe no gramado no intervalo da partida, repetindo o Santos de Giovanni, em 1995, no memorável duelo contra o Fluminense pelas semifinais do Brasileirão daquele ano, quando o Santos conseguiu uma virada histórica no Pacaembu.
Brio que não faltou ao Palmeiras, que poderia – como bem disse Oswaldo de Oliveira – perfeitamente ter ficado com o título (perdeu a chance de “matar” o confronto no Allianz Parque), embora a campanha santista, ainda segundo o técnico, tenha sido mais homogênea (com Robinho em campo, a equipe praiana terminou o Paulistão invicta).
Acredito que o alviverde sai fortalecido da competição e com uma boa projeção para um futuro próximo. Talvez investindo em uma dupla de ataque mais forte (Rafael Marques e Dudu compõem bem um elenco, mas não como titulares de um time ambicioso) e com a efetivação do seu melhor jogador – Cleiton Xavier – na equipe titular, o Palmeiras poderá sonhar alto no Campeonato Brasileiro.
E segue o jogo.
é santos até o fim
Invicto?? Q eu saiba ele perdeu o primeiro jogo da final
Santos perdeu dois jogos em 2015 e em nenhum deles o Robinho estava presente, esse é o sentido da matéria
#InterpretaçãoTextualMeuCaro
Interpreta-se o que está escrito e a manchete não diz isso..
N chora
E invicto nessa temporada na Vila Belmiro…
ta sabendo legal, pq primeiro jogo ele nem jogou!
Robinho soh joga no santos haahahaahas
Eu acho q vc ñ leu a matéria fera!
Craque no paulistinha e fantasma na europa e SELIXAO brasileira
lixão ? mas aposto que ele ja humilhou seu time (y) vlw flw
Eu falei selixao… A seleção brasileira lixo…lê de novo lá… Valeu
Eu falei selixao… A seleção brasileira lixo…lê de novo lá… Valeu
Robinho ja fez mto pela seleção inclusive na copa de 2010 foi destaque
Copa de 2010 Robinho foi rei, já o time foi como escravos
Robinho não se tornou um Messi na Europa, conquistou títulos e pode voltar quando quiser
No primeiro jogo Robinho nao tava
TIME MORTO…
Hihihihihihi choraaaaaaa e peixee campeaaaaao
Esse pedalada ta manjado, so joga mto no Santos, na Europa eh na sofrencia nunca joga nada, recebe trofeu d madeira y sempre acaba voltando pro Santos…
Será que ainda vai ser melhor do Mundo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Chorem antis chorem
Pois kkk
Santos sempre santosssss
Fora os 3 x 1 da ponte kkkkk
ele vai para o flamego
Vai palmeiras
Quem deria q o PALMEIRAS ia chega a final tbm em ( agente caio mas….!!! caio batendo ) #respeitaverdãoatemorre..!!
Rsrsrsr,tou feliz o título é nosso rsrsrsr…
paulistinhaa kkkkk
Meu peixe n desepciona é nois
sai fora este pipoca pediu pra sair quando viu que ia pros penais e amanha ele vai aparecer na lista do dunga.
Realmente, uma volta por cima do Santos. Parecia destroçado, agora parece ter um time competitivo.
Invicto? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
BUM
Santossssssss
teme pobre santos.nao. tem dinheiro para Pagar suas divida.
Palmeiras tem melhor elenco. Pode comemora o Paulista porque
Palmeiras não vai deixa de ganha campeonatos mais importantes…
Kkkkkkkkkkk
Dudu chorou porque foi expusso. Paulista n e nada para o palmeiras. E só uma questão. De tempo
Invicto ta o corinthians valeu
Robinho pedala sem dó
Vira esse dedo pra la