Créditos da imagem: Conmebol
Com a proximidade do fim do ano e do encerramento da temporada de futebol, começam as especulações sobre quem serão os representantes brasileiros na Copa Libertadores da América do ano seguinte. Um complicador nessa análise é o fato de existirem três vias possíveis de acesso ao torneio continental (o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana) e dois “destinos” possíveis a que essas vias levam (a Primeira Fase, usual e erroneamente chamada de “Pré-Libertadores” e a Segunda Fase, popularmente identificada como “fase de grupos”).
Muitas dúvidas têm surgido com relação às diversas hipóteses de classificação (perguntas como, por exemplo, “o que acontece se o campeão da Copa do Brasil terminar no G-4 do Brasileirão?”) e muitos entendimentos equivocados têm surgido a esse respeito. Trata-se, porém, de um critério de fácil explicação, baseado em quatro passos, conforme demonstrado a seguir.
PASSO 1 – O Brasil tem direito a cinco vagas na Taça Libertadores (há quem raciocine com uma sexta vaga, mas essa só existe quando o detentor do título é brasileiro), assim identificadas:
BRASIL 1 – Campeão Brasileiro
BRASIL 2 – Campeão da Copa do Brasil
BRASIL 3 – Vice-campeão Brasileiro
BRASIL 4 – 3º colocado do Campeonato Brasileiro
BRASIL 5 – 4º colocado do Campeonato Brasileiro
PASSO 2 (se o campeão da Copa do Brasil estiver entre os quatro primeiros colocados do Campeonato Brasileiro) – se o campeão da Copa do Brasil também for o Campeão Brasileiro, este conserva a posição Brasil 1, os três colocados seguintes no Campeonato Brasileiro “sobem uma posição na fila” e o quinto colocado do Brasileirão conquista a quinta vaga:
BRASIL 1 – Campeão Brasileiro = Campeão da Copa do Brasil
BRASIL 2 – Vice-campeão Brasileiro
BRASIL 3 – 3º colocado do Campeonato Brasileiro
BRASIL 4 – 4º colocado do Campeonato Brasileiro
BRASIL 5 – 5º colocado do Campeonato Brasileiro
Por outro lado, se o campeão da Copa do Brasil for o segundo, terceiro ou quarto colocado do Campeonato Brasileiro, este mantém a posição Brasil 2, os times colocados atrás dele “sobem uma posição na fila” e o quinto colocado do Brasileirão assume a posição Brasil 5:
PASSO 3 (e o campeão da Sul-Americana?) – em qualquer das hipóteses acima, se o campeão da Copa Sul-Americana for um time brasileiro, este “rouba” a posição Brasil 5. A exceção acontece se o campeão da Copa Sul-Americana já estiver entre os cinco times classificados nos dois passos anteriores (ou seja, via Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil).
PASSO 4 (quem entra em qual fase?) – essa é a parte mais fácil: em qualquer hipótese, os times Brasil 1 a Brasil 4 se classificam diretamente à Segunda Fase (fase de grupos), enquanto o Brasil 5 disputará a Primeira Fase da Taça Libertadores de 2016.
O site Chance de Gol ajuda a administrar as diversas hipóteses, através do quadro de “Probabilidades Absolutas de Classificação para a Libertadores“. As probabilidades atuais, calculadas após o encerramento das quartas de final da Copa do Brasil e das oitavas de final da Sul-Americana, são:
Marcelo L. Arruda, parabéns pelo trabalho realmente diferenciado! Nunca tinha visto um estudo que cruzasse as possibilidades com as outras competições que classificam à Libertadores. Muito interessante!
Fiquei contente em verificar que o meu Santos tem mais de 50% de chance de estar na Libertadores do ano que vem, seja pela Copa do Brasil, seja pelo G4 do Brasileirão! =D
Parabéns pela abordagem diferenciada!
infelizmente nao
Daí o Palmeiras toma 5 e fode com todos os cálculos kkk
dai ele vence a copa do brasil e vai pra liberta
Hey there! Just wanted to say hi and wish you a great day. Let’s grab coffee sometime soon
khelo 24 bet
jjlxxbnxygxlkkpxxtdibmggpuuskn https://autocadhelp.net/wp-content/uploads/aios/casino-ad.html