Créditos da imagem: Reprodução "O Curioso do Futebol"
Fazer cem anos, para clubes brasileiros, costuma trazer mais dores de cabeça que alegrias. Mas é difícil imaginar um aniversário com mais cara de velório que o da Associação Portuguesa de Desportos. Um clube folclórico, inclusive em suas poucas glórias – o que dizer do desfecho que levou ao título paulista de 1973? Incluindo a fama de desorganizado, que trouxe até a lenda (?) do trator enterrado no Canindé. Fama esta cuja concretização é a única causa de sua tragédia atual, ainda efeito de sua bobagem em dezembro de 2013. Não adianta tentarem passar o pano. O que Armando Marques fez a favor, seus dirigentes fizeram contra. Com juros pesadíssimos.
O Caso
Para quem não se recorda, a Lusa tinha chances ridículas de ser rebaixada na rodada final – a despeito das dívidas que já ameaçavam dizimar o elenco para a temporada seguinte. Precisaria tomar uma goleada, além de uma combinação absurda de resultados. Só um desastre raríssimo poderia tirar o clube da primeira divisão em 2014. Pois o desastre veio. E veio de uma forma que já seria constrangedora num torneio de peladeiros. Em clube profissional, a vergonha deveria bastar para fechar as portas. Mas não havia só a vergonha. Havia regras que foram, pois sim, desrespeitadas.
Na sexta-feira anterior ao fatídico confronto, o jogador Heverton foi julgado por expulsão. Nem ele, nem membro da diretoria foram ao TJD. Apenas o advogado, com poderes plenos de representação. O resultado foi a suspensão por dois jogos, saindo os presentes intimados para cumprimento imediato. Ou seja: uma vez que o advogado da Lusa lá estava, para todos os efeitos o clube sabia que não poderia relacionar o atleta para o jogo no domingo, sob pena de ser sancionado mesmo que ele nem entrasse em campo.
O primeiro ponto a destacar é que, como já comentei em assuntos de doping, os regulamentos e códigos desportivos não separam conduta dolosa de culposa. Basta a voluntariedade para tornar típica a conduta. Consequentemente, ficam prejudicadas alegações como a de que o atleta mal jogou, ou de que o clube não teria motivos maliciosos para incluí-lo na partida. Mais: trata-se de norma anterior ao fato, da qual o clube sempre esteve ciente. Para deixar ainda mais claro:
1 – é norma de mera conduta – não sendo necessário objetivo específico. Inclusive, se houvesse, a infração poderia ser classificada de forma mais grave que apenas a do caso em tela.
2 – consequentemente, a única escusa possível seria o erro involuntário – induzido ou mantido por terceiro.
Mas então não poderia o advogado ser este terceiro que induziu ou manteve a Lusa em erro? Não, porque no julgamento o advogado era a Lusa. O clube saiu intimado com sua presença no ato. Para fins regulamentares, é irrelevante se o advogado avisou ou deixou de avisar o resultado ao clube, pois este foi tido como avisado assim que se anunciou a punição a Heverton. Portanto, eventual – e grotesco – erro interno não pode ser considerado de terceiro, muito menos involuntário.
Heverton foi suspenso e a Lusa o relacionou para a partida final, em que empatou com o Grêmio. Com isso, nos termos do artigo 214 e parágrafos do CBJD, deixou de computar o ponto conquistado e ainda teve retirados três pontos da pontuação que já tinha – o que lhe fez entrar no rol dos rebaixados daquela edição.
O falso argumento e o beneficiado que todos adorariam ver prejudicado
Já comentei, em coluna anterior, que o Fluminense pegou carona na Copa JH, em 2000, para não ter que disputar a série B e ir direto de volta à primeira divisão. 2013 seria o momento de pagar esta dívida histórica. Assim teria sido, não fosse a presepada da própria Lusa. Porém, o inconformismo coletivo levou a uma série de pseudo-argumentos. A começar pela insustentável tese de que a perda de pontos só deveria valer para o campeonato seguinte – um despropósito que, se aceito, tornaria todas as rodadas finais um torneio de trapaças para fugir do descenso. Mas a campeã das intrigantes, que inclusive seduziu juristas, foi a interpretação muito livre do Estatuto do Torcedor, em dois artigos:
Art. 35. As decisões proferidas pelos órgãos da Justiça Desportiva devem ser, em qualquer hipótese, motivadas e ter a mesma publicidade que as decisões dos tribunais federais.
§ 1o Não correm em segredo de justiça os processos em curso perante a Justiça Desportiva.
§ 2o As decisões de que trata o caput serão disponibilizadas no sítio de que trata o § 1o do art. 5o.
Art. 36. São nulas as decisões proferidas que não observarem o disposto nos arts. 34 e 35.
Com base nestes dispositivos, defendeu-se que a decisão só poderia ser cumprida após sua publicação em órgão oficial, nos moldes da Justiça Federal. Confundiu-se requisito de validade com requisito de vigência. O artigo fala por si ao citar a Justiça Federal como modelo. Pois na Justiça Federal, como toda Justiça pública do país, permite-se o cumprimento imediato de tutelas antecipadas e decisões proferidas em julgamento. Um exemplo que todos entendem rapidinho: quando um juiz federal (chame-se Sérgio ou Godofredo) determina a prisão de um réu em audiência, a polícia não tem que esperar a publicação da ordem, em imprensa oficial ou site do TRF. Publicação posterior não anula a ordem. Apenas a ausência de publicação em qualquer tempo anularia. Não foi o caso da Lusa. O site publicou a decisão. Ela valeu e vale até hoje.
Houve outras forçadas de barra jurídica, mas esta foi a única que chegou a gerar algumas tutelas antecipadas em favor da Lusa. Todas revogadas, por absoluta falta de fundamento legal.
O suposto complô
Talvez apenas equivocado, talvez ligeiramente empolgado com o tema, um promotor abriu investigação com base em supostas provas gritantes de que teria havido uma conspiração para prejudicar a Portuguesa. Mais uma tese que não resistiu, tanto que logo mudou de conspiração externa para interna. seja de dentro, seja de fora, o inquérito civil nunca avançou.
O pior destas tentativas de ajuda foi que, de forma irresponsável, juristas e jornalistas insuflaram o clube a lutar por direitos imaginários, perdendo tempo e dinheiro com ilusões que, uma vez frustradas, não tiveram como cobrar de volta de seus “incentivadores”. No lugar de se resignar com a própria incompetência e iniciar os procedimentos para remediá-la, a Lusa se afundou ainda mais no erro. Por isso paga por ele até hoje. Sem nada nos cofres para continuar pagando.
O fim?
Esta é a história pura, simples e verdadeira do triste detonador da Portuguesa de Desportos. Quis o destino que o jogo de seu infortúnio fosse justamente contra o Grêmio, clube que lhe tirou o que seria o maior título, nos últimos minutos da final do Brasileirão de 1996. Uma trajetória cheia de ironias que, neste 14 de agosto de 2020, aproxima-se de um epílogo escrito, na verdade, em 7 de dezembro de 2013.
Ótimo texto! Apenas uma observação/correção: no episódio de 1973, Armando Marques nada fez a favor da Portuguesa! Ao contrário: por sua decisão, o título seria apenas do Santos, quando a Portuguesa ainda tinha chances de ser ela a única campeã. A decisão de dividir o título foi dos dirigentes, respaldados no reconhecimento de Armando Marques de seu grotesco erro de direito.
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.
UID_72942561###
Berita Hot! Isa Rachmatarwata Tersangka Kasus Jiwasraya Buntut kerugian negara hingga 16,8 Triliun!
UID_53550706###
Berita terbaru! Isa Rachmatarwata Ditahan Kejagung dalam kasus Jiwasraya. ♂️
UID_57092237###
Berita gembira! Pasokan Gas 3 Kg di Kramat Jati Kembali Normal Siap-siap belanja gas, ya!
UID_27764099###
Ini yang di ganti >>> “Bingung Kenapa ❓” Federasi Sepak Bola Pakistan Disanksi FIFA “Baca Penyebabnya Disini! “
UID_74743238###
Ini dia! ASN BKN Ubah Pola Kerja yang baru dan efisien! .
UID_21891068###
Takjub dengan fenomena serbu gas? Yuk, baca Warung Tatang Diserbu Warga dan temukan faktanya! ️♀️
UID_25978847###
situs terbaik hanya di slot gacor agentotoplay
UID_95859078###
Baru-baru ini, para pemain Mahjong Wins 3 dikejutkan dengan bocoran RTP yang diklaim bisa meningkatkan peluang kemenangan secara signifikan. Banyak yang percaya bahwa informasi ini membantu mereka mendapatkan hasil yang lebih konsisten dalam permainan. Jika Anda ingin tahu lebih lanjut, cek bocoran RTP Mahjong Wins 3 hari ini dan lihat apakah strategi ini benar-benar efektif.
UID_57331425###
Skandal terbaru mengguncang komunitas pecinta game slot setelah seorang admin terkenal, Rachel, dikabarkan tertangkap membocorkan pola kemenangan Gate of Olympus. Banyak yang bertanya-tanya apakah informasi ini benar-benar akurat atau hanya sekadar rumor yang beredar di kalangan pemain. Simak lebih lanjut detailnya dalam artikel admin Rachel tertangkap bocorkan pola Gate of Olympus.
UID_17136916###
Kisah inspiratif datang dari seorang tukang ojek online asal Tangerang yang berhasil membawa pulang hadiah fantastis setelah bermain Mahjong Ways 2. Dengan modal kecil, ia sukses mengubah nasibnya dan meraih kemenangan besar senilai 200 juta rupiah. Penasaran bagaimana caranya? Simak kisah lengkapnya di artikel tukang ojek online menang 200 juta dari Mahjong Ways 2.
UID_17136916###
Kisah inspiratif datang dari seorang tukang ojek online asal Tangerang yang berhasil membawa pulang hadiah fantastis setelah bermain Mahjong Ways 2. Dengan modal kecil, ia sukses mengubah nasibnya dan meraih kemenangan besar senilai 200 juta rupiah. Penasaran bagaimana caranya? Simak kisah lengkapnya di artikel tukang ojek online menang 200 juta dari Mahjong Ways 2.
UID_87427935###
Cek yuk! ♂️Operasi Keselamatan 2025 Polres Ciamis Siapa tahu bus favoritmu jadi sasaran!
UID_18563832###
Ini yang di ganti >>> Yuk, ketahui lebih lanjut tentang Syarat Gabung OECD dan Pentingnya Ratifikasi Konvensi Antisuap di sini! ️♀️.
UID_83003169###
Kenalan yuk! Dengan guru inspiratif ini, Guru Dede Sulaeman yang mengajarkan cara merapikan pakaian di kelasnya.