Lá vem mais uma Copa SP sub-20 cheia de promessas. Incluindo a promessa de muita chatice por parte dos torcedores que, tradicionalmente, atribuirão olhos clínicos a si mesmos e decretarão, por meia dúzia de lances, se determinado garoto não só tem futuro, como está pronto para jogar no time principal. Se muitos brasileiros adoram desfilar expertise sobre o que desconhecem, imaginem quanto ao esporte mais praticado. Já que não posso vencê-los, junto-me a eles com uma série de dicas a fim de que, mais adiante, sintam-se menos frustrados. Prontos?
1 – normalmente, menos de 10 % do elenco de um time (ou seja, uns vinte e cinco) da Copinha conseguirão se tornar jogadores profissionais. Seja por falta de técnica, seja por não terem físico para alcançar o ritmo dos profissionais. Então devagar com o entusiasmo.
2 – graças ao inchaço da competição (estranhamente tolerado até pela mídia supostamente crítica), a primeira fase costuma trazer um desnível que distorce análises de desempenho dos atletas. Por isso, salvo atuações desastrosas até contra estes times, melhor descartar análises individuais nestes jogos. Relaxe e simplesmente assista.
3 – também por causa do excesso de clubes e partidas, a Copa SP favorece os elencos mais próximos de estourar a idade, ou mesmo jogadores mais novos com força e resistência maiores. Só que, quando – e se – estes passarem aos times principais, não terão a vantagem que os beneficiou. Portanto, tome isso em consideração. Inclusive para pegar leve com atletas mais novos e menos fortes, que certamente sentirão a sequência absurda de partidas.
4 – embora seja a maior vitrine para empresários e público, a Copinha não é necessariamente o torneio mais relevante na formação dos jogadores. Existem outros de nível técnico até maior, incluindo os campeonatos nacionais e Copas do Brasil. Ou seja: se você realmente quer bancar o descobridor de talentos, é bom que tenha assistido ao menos a parte destas outras competições.
5 – com a crescente proximidade entre a base e a comissão técnica do time principal, não raro os melhores expoentes não estarão na Copinha, porque já foram promovidos. Por este motivo, é comum que os times cheguem em processo de reformulação, contra outros já entrosados. Procure se informar sobre estas possíveis ausências, antes de julgar o trabalho de base do seu clube pelo que apresentou na Copinha.
Se seguir estas sugestões básicas, você não apenas tenderá a ser mais preciso, como poupará a paciência de quem estiver ao lado. Se quem estiver ao lado também for um dos chatos, aproveite para lhe repassar este texto. Fecho com uma dica óbvia: mesmo que tudo dê certo, provavelmente o garoto será vendido antes mesmo de se tornar ídolo. Então pra que perder tempo esquentando a cabeça? Torça e deixe rolar. Às vezes pode ganhar um presente na final – no caso do colunista, de aniversário. Às vezes, não. Depois terá o ano todo pra quebrar a cara. Melhor dosar as energias…
Hahaha, adorei! Mas é diiiiiiiisso que o povo gosta, pô! 😀
Você não modera um fórum… rs
Verdades. Muito bom.
Kkkkkkk, mto bom!!!!!!!
Aliás, qual foi o último grande talento revelado na Copinha? Tem esses assim assim que aparecem de vez enquando, tipo o Maycon do Corinthians, mas qual o último craque mesmo que jogou a Copinha???????????
Nisso entra também o que o Gustavo Fernandes apontou no item 5, que também tem muito jogador que sobe sem nem disputar a Copinha!
Já teve até jogar que foi propositadamente “escondido” não disputando a Copa São Paulo, não é?
Ela já foi muito mais charmosa. Assim como o profissional, perdeu parte do encanto.
Fds ué isso se chama “TORCEDOR RAIZ” ou vcs acham q sera assim a vd td o jogador tem q se acostumar desde cedo pra quando crescer nao ficar de mimim
Esta copinha só serve para um timinho se vangloriar de ser o maior campeão e o menor revelador de jogadores, todos que foram campeões por este timinho viraram um nada kkkkkkkkkkkk