Créditos da imagem: Site do Santos FC
Rio de Janeiro, 23 de outubro de 2015
“Prezado Senhor Edson Arantes do Nascimento,
Primeiramente, peço que encaminhe esta carta ao Rei Pelé, já que ele não tem endereço fixo. Pensei em enviá-la à Vila Belmiro, mas as coisas por lá andam tumultuadas, não sei se ele tem aparecido naquela que foi sua casa durante muitos anos. Então, preferi mandar a presente aos seus cuidados.
Posteriormente, peço que não leia mais a partir daqui. Talvez se magoe com algo que eu possa escrever de sua pessoa. Não o conheço pessoalmente, mas você está sempre nos noticiários, me permitindo tecer alguns comentários maledicentes. Todos fazem, né?
Até porque, lembro que a carta é ao Rei.
Mas parabéns pra você também”.
“Estimada Vossa Majestade Rei do Futebol Pelé,
Escrevo esta humilde mensagem para felicitá-lo por seu aniversário, neste dia. São 75 anos de vida, né? Quer dizer, acho que o Senhor comemora junto com o Edson, já que não tem uma data certa de nascimento. O Senhor mesmo tem o quê, uns 57?
No entanto, como o mundo aproveita o ensejo do aniversário do Edson para lhe cobrir de felicitações, faço o mesmo. Aproveito também para lhe agradecer, já que é a primeira vez que escrevo a ti. Não tive a honra de vê-lo em campo, nem sequer de ter sentado em frente da TV para observá-lo a brincar com a bola. Infelizmente.
Menos ainda tive a felicidade de gerações anteriores, como a de meu pai, de ver o Rei e toda sua magnífica corte nos desfiles semanais em estádios mundo afora. Pura realeza.
Mas tenho plena consciência da sua importância para o futebol, o esporte, o Brasil e o mundo. E isso, Amada Majestade, não é pouco. Não é qualquer um que carrega consigo um título de Rei. Ainda mais nascido preto, pobre, num país de preto e pobre. Conseguir um título de nobreza reconhecido internacionalmente, Caro Pelé, é um feito e tanto. Penso ser merecido.
Não é qualquer menino de 17 anos que ostenta o galardão de campeão do mundo e Vossa Majestade o teve. Imensa proeza, principalmente por ter sido conquistada por um negrinho, pobre, do interior das Gerais, a obter tal láurea de maneira encantadora, tendo o planeta como platéia, em plena terra do Nobel e dos vikings.
Aliás, os loirinhos devem ter subido pelas paredes hein, Rei? Eles, porque até onde se sabe, elas subiram foi por causa do teu amigo Mané. Mas essa é outra história.
E os títulos com a corte santista? Foram tantos que nem dá para listar nessa cartinha. Não conseguiria acabar, como ainda não acabou para os alvinegros praianos e seus rivais. Está na memória de todos eles, Rei. Seus súditos, até aqueles que lhe recusavam e renegavam, ainda não esqueceram de Vossa Majestade.
E como o Senhor conseguiu ser tão ligado a um número? Impossível não pensar no Rei quando se fala em 10. Ou dez. Qualquer menção ao numeral redondo mais famoso, me vem à cabeça o Senhor.
10. ‘Nota 10′ creio ter sido para lhe homenagear, Rei.
Aliás, não é só número. Tem até cor que lembra o Senhor também. Amarela, amarelinha, canarinha. De preferência com o Rei Negro, de punho cerrado apontando ao alto, a vesti-la. Com o número 10 atrás.
Até isso o Senhor tem personalizado. Este gesto citado acima, afinal, é a comemoração do Rei a cada vez que confirmava seu reinado. E foram tantas as vezes…
Como não reconhecer a vestimenta de um Rei? Está grudada à Vossa Majestade de tal maneira que a camisa reinou sozinha, com a ajuda de alguns príncipes regentes, durante bom tempo. Hoje ela vaga por aí, não reina mais. Tem um herdeiro não-sanguíneo seu, nascido lá pelas bandas da Vila, que pode ser o próximo regente. Espero. Estamos precisando.
Mas Rei mesmo, ela nunca mais vestirá.
Se não bastasse o 10, Rei, Vossa Majestade ainda tem o 1000 como número. Foram mais de mil gols. E o gol mil ficou famoso, o Senhor parou o mundo para dedicá-lo às criancinhas, lembra?
Gesto digno de um Soberano, pena que não se fez muito desde então. Mas, foi uma frase típica de um Rei, pode ter certeza!
Como foi de um Rei seu desfile mundo afora com a corte santista. Lembra que todos no Velho Mundo queriam o Rei para si? Eles roubaram as riquezas durante séculos, mas o Rei não levaram! Orgulho da terra do pau-brasil, do ouro, da cana e do café: foram-se os anéis, ficou o dedo.
Então, Rei Pelé, são muitas emoções, como diria o outro rei lá (esse não é do meu reino, não).
Vossa Majestade sim, és Rei do reino do meu campo. Reinas em terras que frequento, vivo, moro e respiro. És Rei do Futebol, És Rei no Esporte, És Rei do Brasil para o mundo.
Reina daqui para lá, como nunca antes se reinou, (exceto o imperador fujão, mas esse nem se compara a Ti). E isso, caro Rei, é de se tirar o chapéu. Reinar de baixo para cima foi seu maior feito. E é por isso a minha total reverência à Vossa Majestade e meus parabéns pelo seu dia.
PS: Tente dar uma distanciada do Edson. Andou fazendo muita bobagem, pelo que li por aí. E, nossa!, só fala besteira! Vive num mundo que não existe, um mundo só dele, onde há apenas o Rei e ele. O único plebeu, súdito, clérigo, e pior, bobo de corte. Não sei até quando o alvará dele terá validade. As pessoas começam a achar que é sinal de loucura ou velhice. Ele já é um senhor né? Mais idoso que Vossa Majestade, sem a cultura, a vivência, a rodagem que o Senhor tem. Tente afastá-lo dos holofotes. Aquele tanto de microfone, quando ele se depara, acaba falando do que não sabe e do que acha que sabe. É triste, Rei. Porque a gente sabe que o Senhor se importa com ele. Mas nós não. Para nós, ele é só mais um. A nossa tolerância com ele é pelo Senhor, mas isso um dia acaba né, Majestade…
Pensa direitinho nesse pedido. Seu reinado precisa ser eterno e o Edson coloca-o à prova, toda vez em que aparece. Deixe-o em casa, quietinho, que o Senhor já ganha. Até para que cuide de sua saúde. É pela sua plena recuperação que todos torcemos e esperamos.
Desculpe a liberdade, Rei. Mas precisava falar. Como súdito de seu Reino, subordinado ao seu Reinado e admirador do Rei, senti necessidade de dar esse conselho.
Ninguém aguenta mais o Edson.
Com carinho,
Caio Bellandi”
O texto original foi publicado no ano passado, no blog Resenha dos Focas (https://www.facebook.com/blogresenhadosfocas/posts/369172069925661). Algumas poucas mudanças foram feitas.
Merecidas as palavras em homenagem ao primeiro e único Rei do Futebol!!!
Vida Longa ao Rei!!!
Reitero!
Alguém que me entende.
Pelé x Edson
Isso não vale nada. Sabedoria popular de Romario: Todo mundo sabe que o Pelé só fala merda, o Pelé calado é um poeta.