Créditos da imagem: @PSG_inside/Twitter
O mundo do futebol estremeceu: Neymar foi comprado pelo PSG por mais de 200 milhões de euros (valor recorde – e de longe).
Há muitos pontos neste assunto que a imprensa tem tratado, como comportamento, negociações, torcida, revoltas, amores, fatores técnicos etc. Mas vou me atentar a dois pontos, um menos técnico e outro baseado na minha visão empreendedora da coisa.
Primeiro ponto – Não é só futebol
Neymar recebeu uma singela e bonita homenagem de Messi, um dos maiores jogadores da história. Simplesmente isso mostra o quanto a linha de disputa entre os dois era o menor dos problemas, pareciam dois amigos de infância jogando e comemorando. Afinal, o Neymar chegou no Barcelona com o Messi já consolidado e preterido naquele ano da disputa pelo que seria sua 5ª Bola de Ouro. Foi homenageado por um grande ídolo, o que é um privilégio e uma honra. Isso mostra que Neymar se consolidou e carrega grande respeito de seus companheiros. Para nós, amantes do futebol, só restará a lembrança dessa grande parceria dentro de campo.
Ponto principal: um grande negócio além do futebol
O ponto principal deste texto é uma observação sobre como a venda do Neymar é, antes de tudo, um grande negócio. Antes que muitos venham a comentar e amplificar as paixões futebolísticas, eu gostaria de convida-los a pensar nessa pequena análise como negócio.
Falar sobre Neymar é algo que vai além do futebol, e qualquer observação neste sentido seria inútil (segure seu coração, torcedor). Convenhamos, o Neymar é mais que um jogador de futebol, ele é um grande produto de marketing, muito bem vendido, e isso vai atrair o quíntuplo do valor investido pelo PSG. Você acredita que ele foi contratado por conta do sonho antigo do PSG de conquistar a Champions? Sim ele foi, mas esse preço não justifica, e eu te provo isso.
Quer uma prova? Veja o gráfico dos #GoogleTrends dos últimos dias, o Barcelona X PSG. Estamos falando de dois clubes, embora saibamos quem tem mais história. Mas, meu amigo, olha a relevância do PSG em relação ao Barça:
Basicamente, a onipresença do Neymar já causou este efeito. Mas vamos falar de dinheiro: o PSG tem muito dinheiro, mas é um time sem alma, é uma seleção sem um grande ídolo, e eles enxergaram no Neymar a possibilidade de construírem essa relação torcida + ídolo. É indiscutível que Neymar é um craque e tem um carisma fora de série, mas no Barça o espaço era dividido; no PSG ele é o coração que faltava. Confesso que agora o time ganha um apelo emocional para os torcedores flutuantes do bom futebol.
O valor investido de longe poderia ser dividido para contratar três a quatro ótimos reforços, mas o valor que se pode arrecadar com um jogador como Neymar é gigante!
Apenas como exemplo, uma camisa do PSG custa EUR 140,00. Estima-se que um jogador popular como Neymar agregue um volume de venda de até 10 milhões de camisas pelo mundo durante a vigência de seu contrato. Vamos fazer uma conta básica: isso geraria um montante de 1,4 bilhão de Euros. Obviamente que essa é uma previsão otimista, mas que venda um terço disso em quatro anos, não estaria pago o investimento?
Entendem agora? Não é futebol apenas, também é marketing! E nesse ponto, querendo ou não, Neymar também é craque. Quer a prova? Veja este outro gráfico dos #GoogleTrends (Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo). Hoje quem lidera o ranking de relevância no mundo da publicidade é o Cristiano Ronaldo, que tem mais tempo de carreira:
Como se diz no conceito de marketing, Neymar está “mudando de praça”, onde não tem concorrentes à sua altura e acrescentará muito valor ao time.
Agora é sua vez, Neymar. Boa sorte!
Exatamente, Nichollas Marshell! O Neymar era uma oportunidade de mercado única, de um astro mundial, carismático e cracaço que não era o “dono” do seu time. Por isso foi feita essa oferta hostil, que mesmo sendo assim tão surreal, deixou o Barcelona insatisfeito.
O Neymar vai deitar na França!!! Imagina quantos gols ele vai fazer no Campeonato Francês, vixe, vai ser mais de um por jogo!!!!!!!!!!!!!
Neymar? Que se dane ele (com seus milhões e paparicações) Larguem do saco do cara!
Ótima análise, bem didática e ilustrativa!
Concordo 100% com o colunista.
PERFEITO! NEYMAR É CRAQUE DENTRO DE CAMPO E TAMBÉM NO MARKETING! E VAI GERAR MUITO RETORNO AO PSG, QUE DE BOBO E LOUCO NÃO TEM NADA!
O Neymar provando pela zilhonesima vez a existência do fetichismo da mercadoria
pelo que ganham esses clubes eh mais do que justo que os jogadores movimentem todo esse dinheiro!!!!!!
Clinical pregnancy rate per woman as confirmed by the identification of a gestational sac on ultrasound at seven or more weeks gestation priligy online pharmacy debt ceiling deal Reuben, USA 2022 05 05 13 07 14
buy priligy on the internet without a prescription Patients should be counseled that antibacterial drugs including Penicillin G Potassium for Injection, USP should only be used to treat bacterial infections
Stopping all nicotine from any source is essential can i buy priligy in mexico