Créditos da imagem: periodistadigital.com
Ainda pouco se sabe sobre a gravidade da contusão de Daniel Alves, mas as informações ainda desencontradas de Paris deixam um clima de muita apreensão no ar. Ele forma, ao lado de Marcelo, Paulinho e Neymar, o quarteto que não tem substituto à altura no time desenhado pelo técnico Tite para a Copa da Rússia. Nem a boa notícia da volta recente de Filipe Luís ao futebol, depois de grave contusão, consegue amenizar a tensão das próximas horas.
Daniel é um excelente lateral e liderança importante da equipe. É peça fundamental para o comando de Tite dentro de campo. Se ficar de fora da Copa, ou chegar lá abaixo da condição ideal, não será o primeiro grande desfalque do Brasil às vésperas de um Mundial, mas pesa o fato de não termos nomes imediatos à altura. Em outras situações, o time se adaptou ao desfalque, revelou bons substitutos e teve sucesso. Mas também já lamentou muito. Um pequeno resumo:
1962 – Pelé não jogou a maior parte do torneio, mas Garrincha brilhou e levou o time ao bi.
1966 – Pelé novamente se machucou e não tivemos a mesma sorte de quatro anos antes.
1974 – Clodoaldo e Tostão não foram à Copa da Alemanha e o time sentiu falta deles.
1982 – Cortado em cima da hora, Careca poderia ter sido essencial para o time de Telê Santana.
1986 – O lateral-direito Leandro pediu para sair em solidariedade ao cortado Renato Gaúcho. Seu substituto Edson, do Corinthians, se contundiu e Josimar, do Botafogo, foi chamado às pressas para se tornar um dos grandes destaques do time.
1990 – Mesmo tendo Careca, a seleção sentiu a falta de Romário.
1994 – Os zagueiros Ricardo Gomes e Ricardo Rocha se machucaram dias antes da estreia e acabaram dando espaço para a consagração dos talentos de Aldair e Marcio Santos, que foram importantes na conquista do tetra.
1998 – Romário, novamente contundido, poderia ter sido a solução para os problemas de Ronaldo Fenômeno na final contra a França.
2002 – O gremista Emerson, capitão da seleção de Felipão, foi cortado a dias da estreia. O técnico montou mal o meio de campo nos quatro primeiros jogos, mas as falhas foram reduzidas com a entrada de Kléberson e ganhamos o penta.
No caso de Daniel Alves preocupa a lacuna que pode deixar em capacidade técnica e de liderança. Fagner, que tem sido o mais convocado para sua reserva, também se recupera de contusão. Além de as outras duas opções mais comentadas, Rafinha e Danilo, não passarem a mesma confiança para o grupo.
Entre as poucas especulações sobre as previsões da equipe de médicos do PSG, a mais otimista é a de que Daniel pode perder apenas a primeira rodada da Copa e jogar o restante. Mas devemos também levar em conta que ele já tem 35 anos. É o terceiro mais velho titular do time às vésperas de Copa desde 1962, quando Nilton Santos atuou, sem contusões aos 37 anos. Depois disso, só Cafu o supera, ao ter ido para 2006 com 36 anos.
É difícil saber como será a recuperação de um jogador nesta idade. Por isso, fica a dúvida: o que fazer, Tite? Chamar o reserva Fagner, que também está saindo de contusão? Apostar em Rafinha e Danilo? Levar Daniel confiando em sua recuperação, com Fagner, Danilo ou Rafinha na reserva? E se Daniel não se recuperar a tempo? Mudar a convocação dos jogadores de meio de campo para dar lugar a alguém que possa atuar também na lateral?
Esta, certamente, não é a situação que o técnico Tite esperava estar às vésperas da convocação final da Seleção Brasileira.
FODAS PRA SELEÇÃO
Paulinho kkkkkk
Sem querer ser chato alguem poderia apontar 3,somente 3 partidas q esse cara fez pela Seleção de encher os olhos
Meu Deus ,o cara nunca fez nada pela seleção
O fantasma da seleção. ..kkkk esta de volta que so aparece em 4 e 4 anos..
já vi postagens horríveis, mas essa… Esse cara ta em queda absoluta no futebol, Paulinho não joga mais oq vinha jogando.
oq esse cara já fez pela seleção alguém me diz? ??
Eu tenho certeza que o Daniel Alves será convocado e que jogará a copa normalmente esse suspense que mídia está fazendo é só pra ganhar audiência não entro nessa
Espero que ele vá ao mundial , é com certeza a sua última oportunidade de ser campeão do mundo. Mas tenho muitas restriçoes a Daniel Alves. Acho o de uma soberba danada , as vezes sua autoconfiança coloca nossa defesa em polvorosa . Em um torneio de tiro curto e não podendo errar ele é complicado. Esta certo que seu poder ofensivo é muito forte mas peca na marcação e no poder de reposição da defesa. Veremos o desenrolar dessa história, torço pra que ele se recupere.
Creio que na defesa seria mais preocupante o Marcelo. Mas esse aí nem sei quem é.
A seleção deu foi é sorte nessa!!!!!!!